Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Presidência - 03/02/2021 - 06:02:42 -
Cúpula diretiva do TJAL conhece vantagens da lavratura de TCO pela PMSC
Presidente Klever Loureiro, vice-presidente José Carlos Malta e o corregedor Fábio Bittencourt conheceram as experiências de Santa Catarina

Apresentação foi realizada na Presidência do TJAL. Foto: Adeildo Lobo Apresentação foi realizada na Presidência do TJAL. Foto: Adeildo Lobo

O sistema de lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) utilizado pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina foi apresentado, nesta quarta-feira (3), ao presidente do Tribunal de Justiça (TJAL), Klever Loureiro, ao vice-presidente José Carlos Malta, ao corregedor Fábio Bittencourt e a representantes da Polícia Militar de Alagoas. 

O presidente Klever Loureiro e o procurador geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório, reuniram-se, nesta quinta-feira pela manhã, para discutir as vantagens de ampliar essa atividade para além da polícia judiciária. À TV Tribunal, eles defenderam a lavratura de TCO pela PM de Alagoas.

Para o vice-presidente do TJAL, desembargador José Carlos, a reunião foi importante porque possibilitou a troca de informações entre Alagoas e Santa Catarina. O desembargador também destacou que o Poder Judiciário e Executivo estudam soluções que compatibilizem os interesses de todos os ramos da polícia e da sociedade.

''Santa Catarina trouxe a experiência deles, trouxe os benefícios que a ampliação dessas atribuições traz para toda a comunidade e deu-nos determinados caminhos para que o TJ possa ajudar a aumentar o aporte do estado no sentido de recepcionar maior número de Termos Circunstanciais de Ocorrência'', explicou o vice-presidente.

Agilidade e qualidade no atendimento

De acordo que com o coronel Marcello Martinez, de Santa Catarina, a lavratura do TCO é feita apenas em ocorrências criminais de menor potencial ofensivo ou infrações penais que a pena não ultrapasse dois anos. O oficial explicou que a PMSC é referência nacional no assunto e destacou as vantagens de adotar o sistema.

''Primeiro é gerada uma economia. Os policiais deixam de se deslocar até uma delegacia, às vezes em outras cidades, para poder lavrar o procedimento. É também qualificação no atendimento porque as pessoas já saem de lá intimadas, com a requisição de exames para eventuais lesões corporais ou até mesmo exames de drogas”, afirmou.

O militar também destacou a “qualificação das informações” e a agilidade no atendimento à população por causa da utilização de tecnologia mobile. “Lavramos TCO desde 1999 e com tecnologia embarcada desde 2015. Somos referência nacional”, reforçou o militar, em entrevista ao PodCast TJAL.  

Os juízes José Cícero Alves e Renata Malafaia, auxiliar da Corregedoria Geral do TJAL, acompanharam a reunião, além de diretores do TJAL.

Homenagem ao presidente

O presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), tenente-coronel Olegário Paes,  entregou uma placa de agradecimento ao presidente Klever Loureiro pelos trabalhos em parceria com a PM. 


Placa de agradecimento foi entregue pela Assomal ao presidente Klever Loureiro. Foto: Adeildo Lobo


Robertta Farias - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.