Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Posse - 08/01/2021 - 05:01:41 -
Desembargador Otávio Praxedes é empossado presidente do TRE/AL
Desembargador Washington Luiz Damasceno assumiu o cargo de vice-presidente e corregedor do tribunal; posse foi realizada no Pleno do TJAL

Desembargador Otávio Praxedes assina termo de posse; ao fundo, desembargador Washington Luiz. Desembargador Otávio Praxedes assina termo de posse; ao fundo, desembargador Washington Luiz.

O desembargador Otávio Leão Praxedes tomou posse, nesta sexta-feira (8), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas assumiu o cargo de vice-presidente e corregedor do tribunal. A solenidade, realizada no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), obedeceu às normas sanitárias de prevenção à Covid-19 sendo restrita a poucos convidados. 

Para o presidente do TJAL, desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, a Justiça eleitoral é um instrumento relevantíssimo a serviço da democracia, atuando na regulação e controle das eleições para que o resultado dos pleitos sejam fidedignos a vontade do povo. “Não me lembro do tempo que tivemos problemas em processos eleitorais em Alagoas e isso tem muito a ver com a qualidade das conduções dos trabalhos do TRE. Tenho certeza que os desembargadores que tomam posse hoje vão honrar essa trajetória”, destacou.

O novel presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Praxedes, falou sobre o orgulho e a expectativa de comandar a Justiça Eleitoral de Alagoas, substituindo o desembargador Pedro Augusto Mendonça. “O Tribunal foi contemplado com dois selos ouro em dois anos e é o terceiro no país em termos de transparência e produtividade. A nossa responsabilidade é enorme para manter o nível de conceituação”, disse. 

Concluir a reforma do prédio sede e estudar o orçamento para a realização de concurso público para ingresso de novos servidores, são alguns dos principais objetivos do desembargador Otávio Praxedes para este biênio. 

“Em paralelo a isso, vou dar muita ênfase para acabar com os vícios dentro do processo eleitoral, dá uma valorização enorme a própria democracia que hoje está sendo questionada, e vamos cumprir as metas que foram colocadas aos gestores em termos de dar essa correspondência ao Conselho Nacional de Justiça. Porque o TRE hoje tem o seu conceito em cumprimento de metas, produtividade e transparência. Essa vai ser nossa missão”, finalizou.

O desembargador Washington Luiz Damasceno, novo vice-presidente e corregedor do TRE, destacou que a Justiça Eleitoral vem atuando de forma ágil e eficiente no Brasil, especialmente a de Alagoas, que conta com um corpo técnico qualificado e reconhecido nacionalmente.

“Nós vamos atuar em consonância com o presidente Otávio Praxedes, naturalmente dando impulso às atividades que o tribunal já desenvolve e procurando também inovar, trazer novas experiências, nova programação para que o eleitor alagoano tenha os serviços que possam facilitar a vida deles”, disse o desembargador Washington Luiz.

O ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), lembrou dos desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral nas últimas eleições que, além de manter a lisura do processo eleitoral, teve que planejar e adotar medidas de prevenção para evitar o contágio da Covid-19.

“É com grande satisfação que participo da solenidade de posse da nova gestão do TRE de Alagoas, tribunal defensor da democracia, responsável pelo voto consciente e pelo livre exercício da cidadania. Não existe um Judiciário forte sem uma democracia forte”, afirmou o ministro em seu discurso.


Robertta Farias - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br 



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.