Presente na 10ª edição da Bienal Internacional do Livro em Alagoas, o Poder Judiciário de Alagoas inaugurou seu espaço nesta sexta (11). O estande da Escola Superior da Magistratura no maior evento literário do estado contará, de 11 a 20 de agosto, com atividades diversas, como lançamento de livros, rodas de conversa e ações de conscientização acerca de projetos desenvolvidos pelo Judiciário.
Para a diretora da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento, a presença da Escola na Bienal é uma oportunidade de crescimento cultural para quem trabalha com justiça.
“Já estamos em nossa terceira Bienal e aqui temos um mundo diverso de cultura. Nós que compomos o Judiciário não podemos ficar restritos a livros de direito apenas. Temos que ter um conhecimento mais amplo, porque tudo isso faz crescer em nós uma sensibilidade para melhor aplicação da lei, para assim realmente fazermos justiça”, defendeu a desembargadora.
Desembargadora Elisabeth Carvalho defendeu que a cultura traz maior sensibilidade para melhor aplicação da lei. Foto: Adeildo Lobo.
Mirian Alves, diretora da Biblioteca do Poder Judiciário, destacou a importância em promover proximidade com a comunidade através da produção literária dos servidores e magistrados do Judiciário alagoano.
“Esse é um momento de aproximação do Judiciário com a sociedade. Estaremos com divulgação de várias obras produzidas servidores e magistrados, além de várias ações como rodas de conversas e de conscientização de temas relacionados a projetos e programas desenvolvidos pelo Judiciário de Alagoas”, explicou Mirian.
Mirian Alves, diretora da Biblioteca do Poder Judiciário e coordenadora do estande da Esmal na 10ª Bienal. Foto: Adeildo Lobo.
Lançamento de livro
Após a solenidade de abertura, foi promovido o lançamento do livro ‘Código de Processo Civil Comentado Artigo por Artigo’, do autor Leonardo Carneiro da Cunha, sendo a primeira obra das onze que serão lançadas durante a 10ª Bienal.
Segundo o autor, que é considerado como um dos principais processualistas do país, lançar a primeira obra do estande da Esmal foi motivo de grande satisfação.
“É uma satisfação estrear o estande da Esmal. Esse foi um livro que passei seis anos escrevendo, e espero que ele tenha uma boa receptividade, que possa contribuir com o aperfeiçoamento profissional e que seja uma ferramenta de trabalho para os profissionais do direito”, destacou Leonardo Carneiro.
Leonardo Carneiro estreou o estande da Esmal com lançamento de \'Código de Processo Civil Comentado\'. Foto: Adeildo Lobo.
Confira a programação completa da Esmal na Bienal aqui.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL TL
imprensa@tjal.jus.br