A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promoverá o 8º ciclo do Clube do Livro: Direito e Literatura voltado para magistrados e servidores do Judiciário. Os participantes que manifestarem interesse em continuar no clube terão suas inscrições renovadas automaticamente, já os novos participantes devem mandar um e-mail para biblioteca@tjal.jus.br.
As seis obras que serão trabalhadas em grupo e o cronograma das reuniões foram publicados, nesta segunda-feira (29), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
As reuniões serão realizadas na primeira segunda-feira de cada mês, a partir das 19h30, com até três horas de duração. Os encontros serão mediados pela diretora da Biblioteca do Poder Judiciário, Mirian Ferreira Alves ou pelo servidor Gustavo Tenório Cavalcante, responsáveis pela curadoria das obras e condução dos debates.
Segundo a diretora Mirian Alves, a maior parte dos integrantes estão grupo desde o início. Para ela, as principais mudanças do 1º ciclo para hoje estão na interação, laços de amizade e amadurecimento dos participantes, tornando as reuniões do clube um espaço de expressão, partilha e escuta.
“O melhor do clube, sem dúvida, são as conexões criadas entre os participantes ao longo desses quatro anos, em torno do apreço em comum pela literatura. E é bonito ver o poder transformador dessa experiência de leitura compartilhada: o crescimento individual de cada um, a ampliação dos repertórios, e, também, o fortalecimento do grupo, que tem produzido ótimas discussões e reflexões a cada encontro”, explicou.
Para este ciclo foram selecionadas as obras “A boa sorte”, de Rosa Montero (julho); “Bartleby, o escrivão”, de Herman Melville (agosto); “Setenta”, de Henrique Schneider (setembro), “Calunga”, de Jorge de Lima (outubro), “Querida konbini”, de Sayaka Murata (novembro); e “Clara da luz do mar”, de Edwige Danticat (dezembro).
O acesso aos livros é de responsabilidade de cada participante, sendo disponibilizado ao menos um exemplar para empréstimo na Biblioteca. O clube de leitura também disponibiliza duas vagas rotativas a cada encontro para que interessados possam conhecer como as reuniões funcionam até o surgimento de uma vaga fixa.