Intrajus Webmail Início
            
Início
  • Início
  • A Biblioteca
    • Sobre a Biblioteca
    • Regimento Interno
    • Acervo e Coleções
    • Notícias
  • Serviços
    • Empréstimo
    • Reserva e Renovação
    • Disseminação da Informação
    • Solicitação de Pesquisas
  • Pesquisa
    • Catálogo da Biblioteca
    • Biblioteca Digital Fórum
    • Revista dos Tribunais Online
    • Biblioteca Digital RT Online
    • Tutoriais: como pesquisar
  • Fale com a Biblioteca
    • Envie-nos uma mensagem
    • Contatos
  • #BibliotecaEmCasa
Notícia
Esmal - 08/06/2022 - 19:16:13
Clube do Livro discute obra “O Último Dia de um Condenado”
Livro do escritor francês Victor Hugo aborda temáticas como pena de morte e desigualdade social

Tweetar
Follow @TJALagoas
Imagem cedida pelo Clube do Livro Direito e Literatura
Notícias relacionadas
Clube do Livro inicia sexto ciclo debatendo obra de Conceição Evaristo

"O caráter jurídico é bem acentuado na obra, já que fala de tipos de pena, como a de morte ou o trabalho forçado, e a gente vê como elas podem ser desproporcionais em relação aos delitos. Faz a gente refletir qual é o papel da pena, para que ela serve, a quem ela serve, entre outras questões". A fala é de Andrea Santa Rosa, servidora do Judiciário, sobre a obra “O Último Dia de um Condenado”, do escritor francês Victor Hugo. O livro  foi escolhido para ser debatido na reunião do Clube do Livro Direito e Literatura, realizada segunda-feira (6).

O encontro foi realizado presencialmente no Café Literário da Esmal e mediado pela diretora da Biblioteca Geral do Judiciário, Mirian Alves. 

A obra é composta por um texto principal de uma peça (o diário dos últimos dias da vida de um condenado), na qual personagens fazem duras críticas à obra, e de um longo panfleto em defesa da causa.

“Uma coisa que me surpreendeu no livro, é que apesar de ser um clássico de 1800 e alguma coisa, tem uma linguagem muito tranquila e um tema muito atual. Ainda hoje existe uma discussão sobre pena de morte, há quem defenda e há quem seja contra”, disse Andrea Santa Rosa. 

A servidora afirmou ainda que a obra de Victor Hugo traz uma perspectiva por vezes ignorada: a do condenado à morte, levantando questões como o impacto familiar da perda daquele ente querido pelas mãos do Estado. Além disso, Andrea disse que outra reflexão trazida pelo livro é o papel da pena na sociedade. 

“A pena de um condenado tem simplesmente o intuito de fazer um indivíduo sofrer? Como você escolhe quanto sofrimento ele merece? É interessante pra gente pensar sobre  a humanização dessas questões a partir dos direitos humanos. O autor faz isso de maneira muito eficiente”, concluiu a servidora. 

As reuniões do Clube do Livro acontecem mensalmente, nas quais são debatidas uma obra diferente a cada mês. No próximo encontro, os membros debaterão “Suíte Tóquio”, da escritora brasileira Giovana Madalosso. 


Mauricio Santana – Esmal TJAL

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.



Biblioteca





A Biblioteca
Sobre a Biblioteca
Regimento Interno
Acervo e Coleções
Notícias


Serviços
Empréstimo
Reserva e Renovação
Disseminação da Informação
Solicitação de Pesquisas


Pesquisa
Catálogo da Biblioteca
Biblioteca Digital Fórum
VLex
Revista dos Tribunais Online
Tutoriais: como pesquisar


Fale com a Biblioteca
Envie-nos uma mensagem
Contatos





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.021-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5350. CPNJ 08.771.179/0001-92.