Foto cedida pelo grupo
“É uma alegria abrir a programação da Escola Superior da Magistratura (Esmal) em 2022 com a leitura de uma obra leve e encantadora, escrita por uma mulher nordestina, que mistura fantasia e realidade, fé e misticismo”. A fala é da diretora da Biblioteca Geral do Judiciário, Mirian Alves, a respeito da reunião do Clube do Livro Direito e Literatura, realizada na segunda-feira (10).
A reunião foi a primeira do clube em 2022 e também a primeira atividade da Esmal esse ano. No encontro, realizado ao ar livre, na área externa da escola, com distanciamento físico e uso obrigatório de máscara por todos os participantes, foi discutida a obra “A Cabeça do Santo”, da escritora cearense Socorro Acioli.
A história, ambientada no sertão cearense, conta a história de Samuel, que vai até a cidade de Candeia acender uma vela aos pés de Santo Antônio para atender a um dos últimos pedidos de sua mãe. Na missão, descobre não só que a cabeça do santo está separada do corpo, como também que esse fato desencadeou uma espécie de maldição na cidade.
“O livro é encantador, envolvente e divertido. Ele tem personagens marcantes e caricatos, sendo uma leitura cheia de símbolos, referências nordestinas e do sertão. A história também é marcada por muita religiosidade e devoção dos personagens”, conta Laís Pacifico, assessora de juiz na 2ª Vara de Marechal Deodoro e membro do Clube do Livro.
A servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) diz ainda que o livro remete às histórias que ouvia quando criança a respeito do sertão, como os milagres realizados pelos santos, a fé, a vida pacata no interior, os costumes e a devoção dos moradores a essas figuras religiosas.
“A autora entrelaça a história do livro com esse resgate da cultura popular e nordestina, trazendo a devoção e religiosidade brasileiras aos santos, além da jornada pessoal do protagonista, que busca seu pertencimento e um significado para a sua vida. É uma história linda!”, enfatiza Laís, indicando a leitura.
Na próxima reunião, que ocorre uma vez por mês, os membros irão debater o livro 'O quarto de Giovanni', do escritor negro e norte-americano James Baldwin. Interessados em participar podem compor a lista de espera ou ocupar uma vaga rotativa, enviando um e-mail para bibliotecageralesmal@gmail.com ou preenchendo o formulário correspondente no site da Biblioteca.
Mauricio Santana – Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br