“Foi uma luz, um reencontro de pessoas dispostas a ler e aprender com a leitura, trocando ideias”, conta Jailson Veras, sobre a sua primeira reunião como membro do Clube do Livro: Direito e Literatura. O servidor do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) saiu de Arapiraca, onde reside, apenas para participar do encontro que abriu o quinto ciclo de atividades do grupo de leitores do Judiciário, na terça-feira (5).
Na ocasião, o grupo de servidores analisou e debateu o livro ‘A máquina de fazer espanhóis’, do escritor português Valter Hugo Mãe, que está disponível no acervo de obras literárias da Biblioteca Geral do Poder Judiciário. O evento foi presencial e ocorreu ao ar livre, na área externa da Escola Superior da Magistratura (Esmal).
“Fizemos uma roda perto do jardim e a noite estava muito agradável. Conversamos sobre o romance, que considero intenso, um verdadeiro golpe em nossas atitudes e costumes”, pontua Jailson. A obra retrata o processo de envelhecimento das pessoas em uma sociedade que não possui políticas de inclusão.
O servidor da 6ª Vara Cível de Arapiraca comenta ainda que, nas entrelinhas, o romance ressalta a necessidade humana de viver de acordo com o que a sociedade espera, não conforme os ideais individuais.
“Aparecer bem na foto é o que vale, mesmo que isso resulte em erros que desmerecem a sensibilidade e as experiências do ser, tópicos que o autor expõe de forma crítica e poética”, explica Jailson Veras.
Na próxima reunião, marcada para o dia 8 de novembro, os participantes irão debater o livro ‘O som do rugido da onça’, da brasileira Micheliny Verunschk. O quinto ciclo do Clube terá seis meses de duração, com o debate de uma obra a cada mês. Interessados em participar podem compor a lista de espera ou ocupar uma vaga rotativa, enviando um e-mail para bibliotecageralesmal@gmail.com ou preenchendo o formulário correspondente no site da Biblioteca. O Clube do Livro Direito e Literatura é uma das ações do projeto Justiça que Lê.
Carolina Amancio e Mauricio Santana – Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br