Nesta terça-feira (23), a vida e a obra do jurista alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda foram tema de palestra proferida pelo historiador Osvaldo Zaidan. A homenagem aconteceu na abertura da II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esmal). Na ocasião, também foi aberta a exposição ‘Memórias: modos de vida e trabalho’, cedida pelo Memorial Pontes de Miranda, que é vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL).
Com a palestra, o historiador Osvaldo Zaidan, coordenador do Memorial, quis apresentar o notável jurisconsulto, premiado pela Academia Brasileira de Letras, com mais de 300 obras publicadas no Brasil e no exterior, ao público. Para ele, “as pessoas precisam se apaixonar pelo ser humano, pelo cidadão, antes de se sentirem inclinadas a conhecer sua produção acadêmica”.
“Em 2019 o nosso Memorial irá completar 25 anos de existência. Em função disso, decidimos reviver Pontes de Miranda, mas não apresentando o que todo o mundo já sabe, que ele foi um gênio. Resolvemos, então, fazer uma palestra mais voltada para o homem, falar sobre como ele vivia, do que ele gostava, quais eram os seus hábitos. Começamos, assim, essa rodada de palestras pela Esmal, com uma parceria muito produtiva com o TRT e ano que vem levaremos essa palestra para todas as universidades e faculdades de Alagoas”, explicou.
O juiz Phillippe Alcântara, coordenador de pesquisa científica da Esmal, abriu o evento e celebrou o homenageado da noite. Para ele, as pessoas consomem informações de uma forma muito urgente, muitas vezes preocupadas com suas aplicações práticas e objetivas. No entanto, conhecer com calma e densidade o personagem Pontes de Miranda ajuda a sedimentar seus conceitos, até hoje utilizados, de uma forma mais ampla e significativa.
“O professor Zaidan obteve êxito ao atiçar a nossa curiosidade para conhecer ainda mais essa figura que é tão importante para a cultura jurídica, a pesquisa, o ensino e a produção científica não só de Alagoas, mas de todo o Brasil”, disse.
Exposição
A mostra ‘Memórias: modos de vida e trabalho’ ficará disponível para visitação do público, na sede da Esmal, até dia 9 de novembro. Na exposição, o visitante irá encontrar uma série de documentos históricos e peças processuais oriundas do TRT/AL que ajudam a compreender melhor a história do país.
A programação da II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, coordenada pela Biblioteca Geral do Judiciário, vai até 30 de outubro. As atividades contam com a parceria do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que realiza eventos educativos para alunos de escolas da rede pública de Maceió.
Para o sucesso das ações, a Esmal recebeu doações de livros infantojuvenis de servidores e magistrados do Judiciário e de toda a comunidade. Os exemplares serão distribuídos para crianças e adolescentes participantes dos seguintes eventos:
24/10, 14h - Sarau de músicas e poesias para estudantes.
29/10, 14h - Encontro às cegas entre adolescentes e livros, debate e exibição do documentário ‘A palavra conta’, composto por entrevistas com especialistas em literatura, escritores, educadores e leitores de todo o Brasil que contam como tiveram as suas vidas transformadas por meio do hábito da leitura.
30/10, 9h - Contação de histórias para crianças. Ao fim da atividade, elas também serão presenteadas com livros apropriados para a faixa etária.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378