Intrajus Webmail Início
            
Início
  • Início
  • A Biblioteca
    • Sobre a Biblioteca
    • Regimento Interno
    • Acervo e Coleções
    • Notícias
  • Serviços
    • Empréstimo
    • Reserva e Renovação
    • Disseminação da Informação
    • Solicitação de Pesquisas
  • Pesquisa
    • Catálogo da Biblioteca
    • Biblioteca Digital Fórum
    • Revista dos Tribunais Online
    • Biblioteca Digital RT Online
    • Tutoriais: como pesquisar
  • Fale com a Biblioteca
    • Envie-nos uma mensagem
    • Contatos
  • #BibliotecaEmCasa
Notícia
Esmal - 24/10/2018 - 16:30:28
II Semana do Livro e da Biblioteca da Esmal homenageia Pontes de Miranda
Aberta nesta terça-feira (23), com palestra e exposição, a programação segue até dia 30 com atividades para jovens e crianças

Tweetar
Follow @TJALagoas
Historiador Osvaldo Zaidan apresentou o cidadão Pontes de Miranda ao público. Historiador Osvaldo Zaidan apresentou o cidadão Pontes de Miranda ao público. Foto: Itawi Albuquerque
Vídeos relacionados
Esmal abre II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Notícias relacionadas
Esmal promove Seminário Internacional de Ciências Criminais no dia 9/11

Nesta terça-feira (23), a vida e a obra do jurista alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda foram tema de palestra proferida pelo historiador Osvaldo Zaidan. A homenagem aconteceu na abertura da  II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esmal).  Na ocasião, também foi aberta a exposição ‘Memórias: modos de vida e trabalho’, cedida pelo Memorial Pontes de Miranda, que é vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL). 

Com a palestra, o historiador Osvaldo Zaidan, coordenador do Memorial, quis apresentar o notável jurisconsulto, premiado pela Academia Brasileira de Letras, com mais de 300 obras publicadas no Brasil e no exterior, ao público. Para ele, “as pessoas precisam se apaixonar pelo ser humano, pelo cidadão, antes de se sentirem inclinadas a conhecer sua produção acadêmica”.

“Em 2019 o nosso Memorial irá completar 25 anos de existência. Em função disso, decidimos reviver Pontes de Miranda, mas não apresentando o que todo o mundo já sabe, que ele foi um gênio. Resolvemos, então, fazer uma palestra mais voltada para o homem, falar sobre como ele vivia, do que ele gostava, quais eram os seus hábitos. Começamos, assim, essa rodada de palestras pela Esmal, com uma parceria muito produtiva com o TRT e ano que vem levaremos essa palestra para todas as universidades e faculdades de Alagoas”, explicou. 

O juiz Phillippe Alcântara, coordenador de pesquisa científica da Esmal, abriu o evento e celebrou o homenageado da noite. Para ele, as pessoas consomem informações de uma forma muito urgente, muitas vezes preocupadas com suas aplicações práticas e objetivas. No entanto, conhecer com calma e densidade o personagem Pontes de Miranda ajuda a sedimentar seus conceitos, até hoje utilizados, de uma forma mais ampla e significativa. 

“O professor Zaidan obteve êxito ao atiçar a nossa curiosidade para conhecer ainda mais essa figura que é tão importante para a cultura jurídica, a pesquisa, o ensino e a produção  científica  não só de Alagoas, mas de todo o Brasil”, disse. 

Exposição 

A mostra ‘Memórias: modos de vida e trabalho’ ficará disponível para visitação do público, na sede da Esmal, até dia 9 de novembro. Na exposição, o visitante irá encontrar uma série de documentos históricos e peças processuais oriundas do TRT/AL que ajudam a compreender melhor a história do país.  


Exposição narra momentos da história do Brasil a partir de peças da Justiça do Trabalho (Foto: Itawi Albuquerque) 

Infantojuvenil 

A programação da II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, coordenada pela Biblioteca Geral do Judiciário, vai até 30 de outubro. As atividades contam com a parceria do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que realiza eventos educativos para alunos de escolas da rede pública de Maceió. 

Para o sucesso das ações, a Esmal recebeu doações de livros infantojuvenis de servidores e magistrados do Judiciário e de toda a comunidade. Os exemplares serão distribuídos para crianças e adolescentes participantes dos seguintes eventos: 

24/10, 14h - Sarau de músicas e poesias para estudantes.

29/10, 14h - Encontro às cegas entre adolescentes e livros, debate e exibição do documentário ‘A palavra conta’, composto por entrevistas com especialistas em literatura, escritores, educadores e leitores de todo o Brasil que contam como tiveram as suas vidas transformadas por meio do hábito da leitura.

30/10, 9h - Contação de histórias para crianças. Ao fim da atividade, elas também serão presenteadas com livros apropriados para a faixa etária. 

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.




Galeria
Juiz Phillippe Alcântara, coordenador de pesquisa científica da Esmal. Historiador Osvaldo Zaidan, coordenador do Memorial Pontes de Miranda.
Biblioteca





A Biblioteca
Sobre a Biblioteca
Regimento Interno
Acervo e Coleções
Notícias


Serviços
Empréstimo
Reserva e Renovação
Disseminação da Informação
Solicitação de Pesquisas


Pesquisa
Catálogo da Biblioteca
Biblioteca Digital Fórum
VLex
Revista dos Tribunais Online
Tutoriais: como pesquisar


Fale com a Biblioteca
Envie-nos uma mensagem
Contatos





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.021-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5350. CPNJ 08.771.179/0001-92.