Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Superior da Magistratura (Esmal) celebra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A ação, coordenada pela Biblioteca Geral do Judiciário, tem o objetivo de promover a leitura como fonte de conhecimento e de pensamento crítico. A programação, que vai de 23 a 30 de outubro, será aberta na sede da Escola com o palestra e exposição sobre Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, jurista alagoano premiado pela Academia Brasileira de Letras, com mais de 300 obras publicadas no Brasil e no exterior.
A palestra de abertura acontece no dia 23, às 18h30, na sede da Esmal. Ela será proferida pelo professor Osvaldo Zaidan, historiador formado pelo Centro Universitário de Brasília e membro da coordenação do Memorial Pontes de Miranda, em Maceió. Para participar da palestra será necessário realizar inscrição no site da Esmal entre os dias 4 e 18 de outubro.
Na ocasião, também será aberta a exposição ‘Memórias: modos de vida e trabalho’, cedida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), em parceria com o Memorial. A mostra ficará disponível para visitação do público, também na Esmal, até dia 9 de novembro.
“Livro na estante não tem final feliz”
As demais atividades da Semana do Livro e da Biblioteca da Esmal contarão com a parceria do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), que realiza eventos educativos para alunos de escolas da rede pública de Maceió. Para o sucesso dessas ações, a Esmal convida servidores, magistrados do TJAL e toda a comunidade para doar exemplares de livros infantojuvenis novos ou usados, em bom estado de conservação.
A entrega das doações pode ser feita até quinta-feira (4) na sede da Escola, localizada no bairro Farol, ou na Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça (Dicom TJ/AL).
Programação infantojuvenil
No dia 24, a partir das 14h, a Biblioteca do Judiciário irá receber adolescentes de escolas públicas atendidas pelo em um sarau de músicas e poesias. Já no dia 29, também às 14h, a Esmal irá promover um encontro às cegas entre estudantes e livros. Os jovens serão presenteados com os exemplares doados pela comunidade e membros do do Judiciário. A ideia é despertar a curiosidade do adolescente e fazer com que ele se disponha a conhecer novos autores, gêneros e histórias, ampliando o seu acervo de leitura.
Durante esse evento, os jovens também irão assistir ao documentário ‘A palavra conta’, que é composto por entrevistas com especialistas em literatura, escritores, educadores e leitores de todo o Brasil que contam como tiveram as suas vidas transformadas por meio do hábito da leitura. Após, eles participarão de um debate sobre o tema com convidados que também aprenderam que a leitura é a melhor forma para a ampliação da consciência e formação do cidadão.
Para finalizar a II Semana do Livro e da Biblioteca da Esmal, no dia 30, às 9h, será promovida uma manhã lúdica com contação de histórias para crianças de escolas públicas. Ao fim da atividade, elas também serão presenteadas com livros apropriados para a faixa etária.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378