Servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) participaram, nesta segunda-feira (30), de um treinamento em pesquisa jurídica nas plataformas Bid Fórum, vLex e RT Online. A capacitação, que marcou o encerramento da I Semana do Livro e da Biblioteca da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), qualificou os usuários para utilizarem as ferramentas de pesquisa de forma integral, conhecendo todas as suas funcionalidades.
Para o analista judiciário Guilherme Rossilho, da Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP), a experiência foi muito proveitosa e o conhecimento adquirido no curso vai contribuir positivamente para o seu desempenho profissional.
“Depois de participar desse curso, eu vi que existem muitas ferramentas que eu posso utilizar e poupar tempo no meu trabalho. Eu utilizo bastante a plataforma Bid Fórum, mas nunca tinha usado as outras duas e não sabia ao certo como funcionava. Não imaginava que tinha tanta coisa na Revista dos Tribunais Online e hoje achei muitas informações úteis lá”, afirmou o servidor.
“Essas pessoas, a partir de agora, conhecem os recursos que estão disponíveis e vão poder disseminar esse conhecimento. Por mais que a gente faça a divulgação, é diferente você vir aqui e conhecer o que cada plataforma oferece. Foi muito produtivo, a turma foi participativa e os servidores demonstraram muito interesse no que foi trabalhado hoje”, ressaltou a diretora da Biblioteca Geral do Poder Judiciário, Mirian Ferreira Alves, que ministrou o curso.
O servidor João Paulo de Carvalho Vasconcelos, lotado na 22ª Cível da Capital, participou do treinamento e destacou a importância de popularizar as ferramentas de pesquisa. “O Tribunal possui esses contratos com as plataformas de pesquisa e investe bastante para manter esse material, que não é muito utilizado. Eu mesmo conhecia algumas delas, mas nunca tinha usado. O curso serviu para divulgar ainda mais a biblioteca e os seus serviços.”, disse.
I Semana do Livro e da Biblioteca da Esmal
Em alusão a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Escola da Magistratura organizou a I Semana do Livro e da Biblioteca. A ação teve como objetivos principais promover atividades culturais e educativas. “Conseguimos explorar todas as possibilidades e as funções que a biblioteca tem. Finalizamos essa semana com um saldo muito positivo”, avaliou a servidora Mirian Alves.
Alunos da rede pública de ensino, que são contemplados pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), tiveram a oportunidade de participar de rodas de conversa, palestras e brincadeiras.
“As crianças foram muito receptivas e receberam as propostas com muito carinho. E até os adolescentes, que são considerados como um público difícil e que não tem muito contato com a leitura, participaram das atividades”, finalizou Mirian Alves.
Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363