“Lembrei de quando era mais novo e, quando não tinha aula, em vez de ir ao pátio, ia para a biblioteca”, contou o estudante Matheus Moisés dos Santos, depois de assistir ao documentário “A palavra Conta”, na manhã desta sexta-feira (27). A exibição do filme fez parte da programação da I Semana do Livro e da Biblioteca, promovida pela Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal).
Para participar da atividade, a Esmal convidou Matheus e todos os outros estudantes do 9º ano da Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes. Depois de ver o filme, eles participaram de uma roda de conversas sobre a importância da leitura e foram presenteados com livros doados por servidores da Esmal.
De acordo com Mirian Ferreira Alves, diretora da Biblioteca Geral do Poder Judiciário e responsável pela organização do encontro, a atividade teve como objetivo destacar o poder da leitura como instrumento de transformação, seja ela individual ou social.
“Na roda de conversa compartilhamos nossas experiências enquanto leitores, falamos sobre como o contato com os livros nos permitiu sonhar, ampliar nossas visões de mundo e perceber que não precisávamos ser prisioneiros de nossas realidades, que éramos capazes de ser o que quiséssemos”, ressaltou.
Documentário abordou o encantamento e a reflexão proporcionados pelo hábito da leitura. Foto: Carolina Amâncio.
Além de Mírian, que mediou a atividade, Anderson Passos, juiz coordenador do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), Maria da Conceição Marques, pedagoga do PCJE, e Carolina Amâncio, jornalista da Esmal, falaram sobre como os livros transformaram as suas vidas.
Tchuany Suely dos Santos, de 14 anos, também participou da atividade. Leitora voraz, ficou animada com o livro que recebeu de presente e já planeja trocá-lo com outras pessoas depois que concluí-lo. “Para quem já gosta de ler, ações como essa despertam ainda mais a nossa paixão. Acho até que quem não gosta, quem prefere mexer no celular, fica curioso depois de participar de um encontro assim”, observou.
Semana de atividades
Celebrada em homenagem ao dia 29 de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro, a Semana promoveu contação de estórias para crianças da rede pública e, no dia 30, contará com um treinamento sobre pesquisa jurídica, voltado para servidores e magistrados do Judiciário. A capacitação irá ocorrer no laboratório de informática da Esmal e será ministrada por Mirian Alves.
Até o final de novembro, documentos históricos do arquivo do Tribunal de Justiça de Alagoas estarão em exposição também na Esmal, localizada na Rua Cônego Machado, n° 1.061, no bairro do Farol, em Maceió.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5363