Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Geral - 21/03/2014 - 06:03:54
Julgados 90% dos processos incluídos na Semana do Júri
59 julgamentos foram realizados somente de segunda à quinta-feira, resultando na condenação de 31 réus

Auditório da Esmal durante o julgamento do caso do médico Daniel Houly. Foto: Caio Loureiro Auditório da Esmal durante o julgamento do caso do médico Daniel Houly. Foto: Caio Loureiro Diretoria de Comunicação Social - Dicom TJ/AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) cumpriu, até quinta, o julgamento de 90% dos processos agendados para o Fórum da Capital, durante a etapa alagoana da Semana Nacional do Tribunal do Júri. No interior do estado, 68,57% dos processos tinham sido julgados, de acordo como Departamento Central de Assuntos Judiciários (DCAJ) da Corregedoria da Justiça.
Entre segunda-feira, dia do início da Semana Nacional do Júri, e quinta-feira, penúltimo dia do evento sintonizado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 59 julgamentos tinham sido realizados, dos 75 anteriormente agendados. Dos 74 réus julgados, 31 foram condenados pelos júris populares conduzidos por magistrados da capital e do interior de Alagoas.
Os processos retirados de pauta no interior e na capital, em razão da impossibilidade de julgamento ou devido à ausência de uma partes envolvidas no processo, serão julgados em momento posterior, de acordo com cronograma a ser estabelecido pelos magistrados titulares das unidades em que as peças processuais estão tramitando atualmente.
18 júris realizados nesta sexta em sete comarcas
Nesta sexta-feira (21), 12 júris foram pautados para a Comarca da Capital, dos quais onze seriam promovidos no Fórum da Capital, no Barro Duro, e outro na Escola Superior da Magistratura (Esmal), no Farol. Outros seis estão sendo realizados nas Comarcas de Arapiraca, Canapi, Matriz do Camaragibe, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte e União dos Palmares.
Dos 12 processos da capital, dois foram retirados de pauta, seis já foram concluídos com a absolvição de oito réus e condenação de dois. O réu Raul José dos Santos Filho foi condenado, por maioria de votos, a seis anos de reclusão por homídio simples contra as vítimas Waldirene Cordeiro da Silva e Neilton Aluísio dos Santos Filho, em julho de 2009. Este júri foi conduzido pelo magistrado José Braga Neto.
O réu Aletúnio de Araújo Barros foi condenado a pena de 11 anos e dois meses pela tentativa de homicídio contra José de Assunção Macedo. O crime teria ocorrido por motivos eleitorais com a disputa de um cargo de vereador. A magistrada Lorena Carla Sotto-Mayor destacou que as circunstâncias do crime eram desfavoráveis ao réu. “Os matadores que contratou atiraram a esmo e em via pública, visando atingir a vítima sem poupar quem estivesse pela frente”, frisou.
O julgamento da médica, Tânia Houly, acusada de assassinar o marido e médico Daniel Houly, em 1999, está sendo realizado na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal) e tem previsão de acabar por volta de 00h. O julgamento está sendo presidido pelo magistrado Edivaldo Landeosi.
Julgamentos de quinta-feira (20)
Dentre os processos julgados nos turnos matutino e vespertino, de ontem (20), foram realizados 11 na capital e cinco no interior. Os júris populares julgaram 21 réus, resultando na condenação de seis deles. O resultado final dos julgamentos realizados durante esta semana deverá ser divulgado na segunda-feira (24) pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.