Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 08/09/2026 - 09:09:46
TJAL realiza processo seletivo simplificado para contratação temporária de pedagogos
Seleção oferece duas vagas e formação de cadastro de reserva; inscrições seguem até 25 de setembro

TJAL abre processo seletivo simplificado para contratação temporária de pedagogos. TJAL abre processo seletivo simplificado para contratação temporária de pedagogos. Maria Clara França

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), realiza processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais da área de Pedagogia. A seleção é destinada ao preenchimento de duas vagas e à formação de cadastro de reserva para a função de pedagogo.

As vagas são destinadas à atuação no Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, na 16ª Vara Criminal da Capital e em outras unidades de Maceió.

De acordo com o edital, o processo seletivo é realizado em caráter excepcional, em razão de necessidade temporária de excepcional interesse público e da inexistência de candidatos aprovados em concurso público para a função de pedagogo.

O candidato selecionado e convocado fará jus à remuneração mensal de R$ 2.500, com jornada de 30 horas semanais, distribuídas em seis horas diárias. A jornada será cumprida presencialmente e poderá ocorrer nos períodos matutino e/ou vespertino, conforme as especificidades e necessidades das unidades judiciárias.

Requisitos

Para concorrer à função, é necessário possuir graduação em Pedagogia, com colação de grau há, no mínimo, dois anos. Para a contratação, o edital também estabelece a exigência de experiência mínima de dois anos na área de atuação e de residência na região na qual o candidato irá atuar.

Entre as atividades previstas para o profissional estão implementar, planejar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar ações técnico-pedagógicas voltadas à promoção do desenvolvimento humano, da educação, da inclusão social e da garantia de direitos de pessoas privadas de liberdade, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, crianças, adolescentes, famílias e demais públicos atendidos pelo Poder Judiciário.

Também estão entre as atribuições a elaboração e execução de projetos, programas, planos de intervenção, estudos técnicos e ações socioeducativas, pedagógicas e de orientação, além da elaboração de pareceres, relatórios, estudos, avaliações, diagnósticos e outras manifestações técnicas de natureza pedagógica.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço concursos.tjal.jus.br, no período de 4 a 25 de setembro de 2026.

A taxa de inscrição é de R$ 60, com pagamento por boleto bancário até o dia 28 de setembro de 2026.

O edital prevê hipóteses de isenção da taxa para candidatos que atendam às condições estabelecidas na legislação estadual. O pedido de isenção deve ser realizado até 11 de setembro, mediante formulário próprio e apresentação da documentação exigida.

Entre as hipóteses previstas estão a condição de desempregado, carência, doação voluntária de sangue, renda mensal de até um salário mínimo e diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). As condições e os documentos necessários para cada hipótese estão especificados no edital.

Prova objetiva

O processo seletivo será realizado em uma única fase, composta por prova objetiva de caráter eliminatório.

A avaliação terá 50 questões, sendo 10 de Português e 40 da área específica de Pedagogia. A prova está prevista para o dia 23 de outubro de 2026, das 14h às 17h, em local a ser divulgado pelo TJAL e pela Esmal.

Será eliminado do certame o candidato que obtiver menos de 50% de acertos na prova objetiva.

O conteúdo programático inclui, na área de Português, temas como conjugação de verbos, regência e concordância, emprego de pronomes e crases, pontuação, análise sintática, acentuação, colocação pronominal e verbal, entre outros.

Na área de Pedagogia, estão previstos conteúdos como fundamentos da Educação, concepções pedagógicas, direito à educação e políticas públicas educacionais, LDB, ECA, Sistema de Garantia de Direitos, Sinase, Lei de Execução Penal e educação no sistema prisional, Pedagogia Jurídica e Social, psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, educação inclusiva, direitos humanos, atuação em rede de proteção, trabalho interdisciplinar, ética profissional, mediação, conciliação, comunicação não violenta e práticas de justiça restaurativa.

Contratação

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para contratação conforme a necessidade do Tribunal de Justiça de Alagoas. O contrato terá prazo de vigência de até um ano, podendo ser renovado nos termos da Lei Estadual nº 7.966/2018.

O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de dois anos, contado a partir da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Todos os atos relativos ao processo seletivo, incluindo convocações, avisos e comunicados, serão publicados no Diário da Justiça Eletrônico, podendo também ser divulgados nos sites da Esmal e do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Para saber mais, acesse o edital completo.


Maria Clara França - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.