Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 03/08/2026 - 07:08:05
Colonização digital e impugnação de decisão automatizada são debatidas no Encontro Luso-Brasileiro
Nesta segunda (3) , o evento reuniu professores e estudantes de Direito, além de magistrados e servidores do TJAL

Encontro internacional reuniu magistrados, servidores, professores e estudantes interessados em aprender sobre a IA Encontro internacional reuniu magistrados, servidores, professores e estudantes interessados em aprender sobre a IA Foto: Artur Henrique

A colonização digital e a possibilidade de impugnar uma decisão judicial automatizada foram os principais assuntos abordados nas palestras do I Encontro Luso-Brasileiro: Inteligência Artificial e Direitos Fundamentais na Perspectiva da Decisão Judicial, na tarde desta segunda-feira (3).

Promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o segundo dia do evento foi realizado no Auditório João Sampaio, no Centro Universitário Cesmac e aberto para a participação de professores e estudantes de Direito, além dos servidores e magistrados do Poder Judiciário.

O Professor Doutor João Paulo Allain, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), palestrou a respeito do tema “Algoritmização da justiça e colonialidade do direito: Inteligência Artificial, poder e direitos fundamentais". Na palestra, o docente explicou como a IA tem um algoritmo eurocêntrico e mantém os padrões de poder contidos na sociedade.

“É preciso entender que as novas tecnologias, elas são sobretudo fruto de relações de poder e isso envolve também uma camada adicional que é a do envolvimento de povos originariamente excluídos”, disse.

Professor doutor João Paulo Allain proporcionou reflexões a respeito da colonização digital. - Foto: Artur Henrique

Reflexões

Com o objetivo de se aprofundar na temática da palestra, o docente João Paulo refletiu a respeito de uma construção e caminhos para uma justiça digital decolonial e mais globalizada.

“A construção começa a partir do debate entre enraizamento e hibridização, pensar na ideia de inteligência artificial e construir modelos que têm uma conexão com o território, localidade e que dialoga com as demandas globais”, explicou.

Dando continuidade ao debate, a palestra conduzida pelo professor doutor de Direito Administrativo do Centro Universitário Cesmac, Marcos Ehrhardt, tratou sobre o direito do cidadão de impugnar uma decisão judicial automatizada.

O docente também explanou a respeito de assuntos como o modo de uso da IA e a transparência, a utilização dessa tecnologia, além de refletir a respeito de questões como o desgaste entre os trabalhadores, após o surgimento da Inteligência Artificial como um facilitador no serviço profissional, e a necessidade de preservar o componente humano na atividade judicial.

Ele destacou o valor de um encontro como esse na atualidade: “Um evento para discutir tecnologia e judiciário impacta a vida do cidadão”, afirmou.

Mediadora da mesa com os dois professores, a professora mestre e analista judiciária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Andrea Santa Rosa, ressaltou a relevância dos temas abordados.

“Trouxe muitas inquietações, que é o objetivo de eventos como esse, de trazer questões para que a gente possa refletir e evoluir no âmbito do Poder Judiciário”, falou.

Docente Marcos Ehrhardt explanou a respeito de temas relevantes sobre o uso da IA para decidir processos. Foto: Artur Henrique

Impacto na Prática Judiciária

Para o servidor do TJAL José Hamilton Ramos Azevedo, debater o tema é indispensável para acompanhar a transformação na rotina do Judiciário.

"Foram palestras muito esclarecedoras para compreendermos como as decisões estão sendo feitas e como atuar diante delas. A inteligência artificial tem tudo para acelerar os processos, que é exatamente o que as partes buscam: uma solução rápida para seus casos", destacou.

Ele ainda citou a discussão a respeito da transparência no processo de decisão judicial: "A inteligência artificial vai ter um papel fundamental, desde que seja utilizada de forma transparente e segura, com essa transparência ao alcance das partes e dos advogados."

Encerramento

O I Encontro Luso-Brasileiro encerra-se nesta terça-feira (4), na sede da Esmal, no bairro do Farol. O dia será composto por minicursos para os magistrados e servidores do Poder Judiciário.

O evento é uma realização conjunta da Esmal, Ufal, Universidade de Coimbra, OAB/AL, Fórum de Integração Brasil-Europa (FIBE), Programa de Mestrado do Cesmac, Lisbon Public Law Research Centre e Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP).

Artur Henrique - Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.