As provas objetivas do processo seletivo para estágio em Direito no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) foram aplicadas nesta sexta-feira (22). Organizado pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o exame no polo Maceió foi realizado na faculdade Uninassau. No total, 459 candidatos fizeram a prova na capital. Para o certame no polo Arapiraca, marcado para a próxima sexta-feira (29), 245 pessoas se inscreveram.
O desembargador Tutmés Airan, diretor-geral da Esmal, e a juíza Nathálya Ataide, coordenadora de estágio da Esmal, estiveram presentes durante a realização da avaliação e acompanharam o certame. Para Tutmés, o estágio é de suma importância tanto para o TJAL quanto para o desenvolvimento do estagiário e estudante.
“O Poder Judiciário precisa muito do bom estagiário na sua engrenagem. Além disso, é necessário, sobretudo, para os estagiários, porque a Justiça acaba sendo uma fábrica de saber, o que torna o TJAL um ambiente muito desejado pelos estudantes”, destacou o desembargador.
O estudante Miguel Almeida, de 22 anos, está entre os candidatos do concurso. No momento, ele está no 5º período na faculdade do Centro Universitário Cesmac. O candidato ainda não tem experiência como estagiário e espera ser aprovado na seleção do TJAL.
“Me preparei com as provas passadas, vendo os assuntos que estavam no edital e refazendo todas as questões de acordo com as últimas edições”, disse.
Membros da comissão organizadora acompanhados da sua presidente, juíza Nathálya Ataide (ao centro). Foto: Artur Henrique
Presidente da comissão organizadora do certame, a juíza Nathálya Ataide enfatizou a grande quantidade de participantes, além de celebrar a realização do concurso no formato presencial.
“É uma alegria poder fazer esse certame e garantir que tenhamos uma lista de estudantes aptos para contribuir com o Poder Judiciário alagoano”, falou a magistrada.
Além dela, os membros da comissão organizadora do processo seletivo, Renan Gonzaga e Ana Paula Barros, acompanharam a aplicação da prova.
Sobre o estágio
A seleção é para formação de cadastro de reserva. O candidato selecionado e convocado receberá, como bolsa de estágio, o equivalente a um salário mínimo, acrescido de auxílio-transporte.
O estágio terá carga horária mínima semanal de 24 horas, podendo ser realizado no período da manhã ou da tarde, com uma duração de 12 meses, com a possibilidade de uma única extensão pelo mesmo período.
No momento da contratação, os candidatos aprovados devem estar matriculados entre o 5° e 6° semestre do curso, se estiverem estudando no turno da tarde. Para estudantes do período noturno, a oportunidade de estágio se estende até o 7° período.
Clique aqui para acessar a página oficial do processo seletivo e ver todos os editais relacionados à seleção.
Artur Henrique - Ascom/Esmal