O segundo dia de reuniões do XIX Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi marcado por debates sobre precatórios, comunicação institucional e gestão estratégica no âmbito do Judiciário.
Entre os destaques, esteve a posição do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) na gestão do pagamento de precatórios. Segundo dados do Fórum Nacional de Precatórios, o tribunal está entre os mais atualizados do país quanto à regularidade dos pagamentos.
Para o presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, a segunda colocação no ranking de regularidade é resultado do modelo de gestão implantado no Judiciário alagoano. Estamos pagando 2025, ficando atrás apenas do Estado que já iniciou a quitação de 2026, pontuou o presidente.
De acordo com o presidente do Fórum Nacional de Precatórios e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ulisses Rabaneda, ainda há muitos desafios na gestão dos precatórios, agravados pela Emenda Constitucional nº 136/2025.
Os tribunais têm demandado muito o CNJ para que estabeleça um padrão mínimo de atuação frente a essa nova realidade. Por isso, precisamos trabalhar cada vez mais unidos, afirmou Rabaneda.
Comunicação
A comunicação nos tribunais também foi tema do Consepre. Gestores de comunicação de todos os estados se debruçaram sobre estratégias de atuação para 2026 e a necessidade de aprovação de uma nova Política Nacional de Comunicação Social da Justiça Estadual.
As reuniões foram acompanhadas pelo presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, pelo juiz auxiliar Thiago Morais e pela diretora de comunicação, Iara Malta.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL