A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) está com inscrições abertas para o curso A Política Antimanicomial Estadual do Tribunal de Justiça de Alagoas de acordo com a resolução nº 487/03 do CNJ, destinado a magistrados. Estão sendo ofertadas 40 vagas, e os interessados devem se matricular pelo Sistema de Eventos até o dia 20 de fevereiro.
A capacitação será realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sede da Esmal (Rua Cônego Machado, 1061, Farol), das 8h às 12h e das 14h às 18h15.
O curso será conduzido pelo juiz Yulli Rotter, coordenador do Grupo Interinstitucional de Atenção à Saúde Mental do TJAL. A formação discutirá a Política Antimanicomial do Estado de Alagoas, com base na Resolução nº 487/03 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e abordará seus reflexos jurídicos e extrajurídicos no tratamento de pessoas com transtornos mentais.
Entre os temas trabalhados estão a reforma psiquiátrica do tratamento e os efeitos nocivos à saúde das instituições de natureza asilar; a compreensão da natureza terapêutica do tratamento da pessoa com transtorno mental em conflito com a lei, no âmbito das audiências de custódia, do processo penal, dos atos infracionais e da execução penal.
Além desses tópicos, serão exploradas boas práticas de gestão a partir do conhecimento dos fluxos de trabalho das redes de atenção psicossocial e assistencial, incluindo os encaminhamentos necessários a programas que promovam a cidadania da pessoa custodiada com transtorno mental.
Acesse o edital para informações complementares.
Filipe Norberto Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br