Nove juízes substitutos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participam, até sexta (6), do Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial (CFI), em Brasília. A etapa acontece na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e faz parte do calendário de atividades da formação promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Os juízes estão tendo a oportunidade de assistir a aulas ministradas por professores de tribunais de diversos estados e de realizar visitas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A imersão busca ambientar os participantes em questões comuns à magistratura nacional, com uma abordagem panorâmica sobre o funcionamento do sistema de justiça brasileiro.
Turma de juízes substitutos do TJAL durante atividades do Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial. Foto: cortesia
O magistrado substituto Marcell Menezes, aluno da formação, afirmou que o módulo nacional fortalece a capacitação dos novos juízes, preparando-os para o exercício da jurisdição com eficiência e qualidade."O módulo contribui de forma direta para o aprendizado ao integrar teoria e prática e estabelecer uma base comum de competências essenciais à magistratura", afirmou.
A formação inicial dos novos juízes do TJAL, que possui carga horária total de 548 horas, tem previsão de conclusão até o final de abril.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br