Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 03/02/2026 - 09:02:59 -
Esmal divulga programação de cursos e eventos para o mês de fevereiro
Atividades contemplam magistrados, servidores, pós-graduandos e comunidade escolar

Cronograma poderá sofrer alterações ao longo do mês, de acordo com a demanda ou necessidade de ajustes Cronograma poderá sofrer alterações ao longo do mês, de acordo com a demanda ou necessidade de ajustes Filipe Norberto

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) divulgou o cronograma de cursos, eventos e ações institucionais previstos para o mês de fevereiro. A programação contempla formações voltadas a magistrados, servidores do Tribunal de Justiça (TJAL) e público externo, além de atividades acadêmicas, culturais e ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).

Confira a agenda completa:

Formação exclusiva para magistrados

• Curso "A Política Antimanicomial Estadual do Tribunal de Justiça de Alagoas de acordo com a resolução nº 487/03 do CNJ"

A previsão para abertura das inscrições é no dia 10/2 se estendendo até o dia 20 deste mês, por meio do Sistema de Eventos da Esmal. A capacitação terá carga horária de 16 horas/aula e será realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sede da Esmal.

Formações exclusivas para servidores

  • Curso “Cumprimento de processos cíveis pela SPU”

As inscrições estarão abertas de 9 a 23 de fevereiro, por meio do Sistema de Eventos da Esmal. Com carga horária de 20 horas/aula, o curso será realizado nos dias 27 de fevereiro e 6 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pela plataforma Zoom Meetings.

Serão ofertadas 100 vagas. As aulas serão ministradas pelo juiz André Parízio.

  • Curso “BNMP 3.0 para iniciantes”

As inscrições também poderão ser realizadas no período de 9 a 23 de fevereiro, pelo Sistema de Eventos da Esmal. Serão ofertadas 56 vagas, sendo 30 destinadas à turma de Arapiraca e 26 para o polo de Maceió. A capacitação será ministrada pelos servidores José Diego dos Santos e Mônica Santos Ramalho.

Pós-graduação integrada em Residência Jurídica

Em fevereiro, o calendário do curso de pós-graduação da Esmal segue com o andamento dos módulos. Confira o cronograma:

  • 3, 4 e 5 de fevereiro: O Processo na Infância e Juventude (15h), com o juiz mestre Vinícius Garcia e o juiz especialista Ygor Figueirêdo, ambos do TJAL;

  • 10, 11 e 12 de fevereiro: Ética da Magistratura e da Linguagem do Juiz (15h), com o juiz do TJAL e doutor em Direito Alberto Jorge Correia de Barros Lima;

  • 24, 25 e 26 de fevereiro: Tópicos Destacados de Direito Eleitoral e Processo Eleitoral Atuais (30h), com o professor mestre Vitor Monteiro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Cidadania e Justiça na Escola

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) também desenvolve uma série de atividades ao longo do mês de fevereiro, com foco no planejamento e fortalecimento das ações junto à rede municipal de ensino. A programação tem início no dia 4, com reunião envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Na segunda semana de fevereiro, será realizada na Esmal uma reunião com os responsáveis pelo programa que atuam na Semed, com o objetivo de alinhar estratégias e demandas para o ano de 2026. A data ainda será definida.

Encerrando a agenda do mês, no dia 26 de fevereiro, está prevista a apresentação da proposta pedagógica do PCJE para as escolas participantes.

Biblioteca do Judiciário

O Clube do Livro Direito e Literatura realiza, no dia 26 de fevereiro, às 19h, encontro para debater a obra “A descoberta da América pelos turcos”, de Jorge Amado, dando continuidade às reuniões do 12º ciclo.

O cronograma poderá sofrer alterações ao longo do mês, de acordo com a demanda ou necessidade de ajustes na organização das atividades.


Filipe Norberto – Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.