O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) será homenageado no 22º Prêmio ESPIA, na categoria Literatura, pelo trabalho de transformação social realizado no ano de 2025. O reconhecimento ocorrerá no dia 22 de janeiro de 2026, às 17h, na barraca Pedra Virada, na Ponta Verde, em Maceió.
A premiação concedida ao programa decorre do início da parceria com o escritor alagoano Carlito Lima, curador e idealizador do Prêmio ESPIA. A colaboração teve início em 2025, com a doação de 50 exemplares do romance Ula, de autoria do próprio escritor, entregues a 50 alunos de escolas parceiras do programa.
A doação buscou fomentar o hábito da leitura e ampliar o acesso dos estudantes ao conhecimento sobre a história e a cultura de Maceió e de Alagoas.
Em 2025, o programa realizou diversas atividades voltadas à educação e à cultura para estudantes da rede pública. O incentivo à leitura e o acesso ao conhecimento como ferramentas de formação cidadã e inclusão social estiveram no cronograma de atividades do ano.
As ações do PCJE, que faz parte da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), são frutos da iniciativa do Poder Judiciário de Alagoas.
22º Prêmio ESPIA
O Prêmio ESPIA homenageia pessoas, instituições e projetos do estado de Alagoas que se destacam no âmbito da história e da cultura alagoana. O objetivo é destacar ações com impacto social e valorizar trajetórias e projetos que contribuem para a preservação da memória cultural e o fortalecimento da identidade local.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal