Sob a gestão do diretor-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmal), desembargador Fernando Tourinho, a Assessoria de Comunicação passou por um ano de ampla modernização. Novos canais foram incorporados à rotina de atendimento e a identidade institucional ganhou ainda mais consistência.
Associada à Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (Dicom/TJAL), a Ascom/Esmal criou, em junho de 2025, o perfil oficial da escola no Instagram (clique aqui para seguir). Em poucos meses, a equipe composta por uma analista judiciária especializada em comunicação social e dois estagiários de Jornalismo criou, para o canal, 146 posts, 50 reels e 417 stories.
O resultado foi um alcance de 624 mil visualizações e 2.272 seguidores na rede social, que se tornou uma vitrine estratégica para cursos, eventos, projetos pedagógicos e atividades de extensão promovidos pela Esmal.
A chegada à rede social representou uma conquista aguardada pelo público-alvo da instituição e atendeu a uma demanda histórica da escola. Com isso, a Esmal passou a dialogar diretamente com magistrados, servidores, pós-graduandos, estudantes atendidos pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e outros perfis, ampliando sua presença digital e fortalecendo sua função social.
Transparência
Outro avanço foi a incorporação de um celular institucional pelo setor, o que facilitou a comunicação interna e externa. Com ele, a Esmal passou a oferecer atendimentos e orientações também por WhatsApp (clique aqui para salvar o contato), garantindo agilidade no fluxo de informações, otimização do suporte a alunos e servidores, além de mais proximidade com quem busca os serviços da Escola.
Na cobertura de eventos, a Ascom se destacou pela produção multimídia, com destaque para a cobertura realizada durante a Bienal do Livro de Alagoas . Durante mais de dez dias, a equipe registrou o evento por meio de vídeos, entrevistas, reportagens e publicações constantes no Instagram, expandindo a visibilidade das ações da Esmal e reforçando seu diálogo com o público leitor, acadêmico e cultural de Alagoas.
A produção jornalística também manteve ritmo expressivo: 366 notícias foram publicadas nos sites do TJAL e da Esmal ao longo do ano, contemplando cursos, projetos pedagógicos, ações da Biblioteca do Judiciário, atividades do PCJE, eventos acadêmicos e iniciativas administrativas.
Com novos canais, mais conteúdo e estratégias digitais fortalecidas, 2025 consolidou-se como um ano de expansão e profissionalização da comunicação institucional da Esmal, reafirmando seu compromisso com a transparência, a educação e a proximidade com a sociedade.
Ascom/Esmal