Em 2025, a Coordenação de Estágios da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) organizou processos seletivos para estagiários de cinco áreas do conhecimento. No total, 162 estudantes se candidataram a vagas para atuar no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
É essa coordenação, que está inserida na Coordenação de Projetos Especiais da Esmal, que faz o gerenciamento de toda a vida funcional de estagiários do TJAL, como contratação, planejamento de carga horária, agendamento de férias, lotação, pagamento de bolsa, encaminhamento de avaliação de desempenho e outras atribuições.
A equipe da Esmal conduziu seleções para os cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Jornalismo. Em janeiro, 188 estudantes de Direito foram convocados para iniciar o estágio após aprovação em processo seletivo e treinamento obrigatório. A prova objetiva ocorreu em novembro de 2024 e as etapas subsequentes, de treinamento e convocação, ocorreram no início de 2025.
Ao longo do ano foram contratados 419 estudantes, incluindo participantes de processos seletivos iniciados em 2024 e ainda em andamento em 2025. Destes, 386 permanecem ativos no programa de estágio.
O estágio no TJAL tem carga horária de 24 horas semanais, com opções de turno matutino ou vespertino. A contratação tem duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses, a critério do Poder Judiciário. Os estagiários recebem bolsa no valor de um salário-mínimo, além de auxílio-transporte.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal