O estande da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) recebeu, neste sabádo (8), os integrantes do Clube do Livro Direito e Literatura para o nono dia de atividades na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Uma feira de troca de livros e diálogos de indicações de leitura movimentaram o penúltimo dia de Esmal na Bienal.
O servidor Gustavo Tenório, cofundador do Clube do Livro, contou que é gratificante trazer o grupo que ele ajudou a criar para o maior evento literário do estado.
É muito gratificante celebrar seis anos do Clube aqui na Bienal. Eu e a Mirian fundamos o grupo, que ao longo desse tempo promoveu muitas leituras e trocas entre colegas do Tribunal e participantes de fora. Nada melhor do que celebrar esses seis anos aqui na Bienal, nessa grande apoteose da literatura em Alagoas, declarou Gustavo.
Gustavo revelou quais são os próximos planos para o Clube. Agora, em dezembro, vamos iniciar um novo ciclo de leituras e esperamos contar novamente com a participação de escritores como já tivemos com Stênio Gardel e Mariana Salomão Carrara. A ideia é continuar expandindo, lendo mais, trocando conhecimento e mantendo viva essa leitura compartilhada, pontuou.
Cronograma do 12º ciclo
· Água Funda, Ruth Guimarães - 27/11/2025
· A descoberta do Brasil pelos turcos, Jorge Amado - 29/01/2026
· A invenção de Morel, Adolfo Bioy Casares - 26/02/2026
· Duas mulheres em uma, Nawal El-Saadawi - 26/03/2026
· Terra sonâmbula, Mia Couto - 23/04/2026
· Uma delicada coleção de ausências, Aline Bei - 28/05/2026
Atividade integrou o penúltimo dia da programação da Esmal na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Foto: Filipe Norberto - Ascom/Esmal
O Clube
O Clube do Livro Direito e Literatura, desde 2019, atua como um vetor de desenvolvimento humano e ampliação de repertório sociocultural para servidores, magistrados e demais integrantes do TJAL.
Em 2024, o projeto passou a integrar o Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário, reforçando sua importância como instrumento de valorização da leitura e da formação crítica. Além disso, o Clube faz parte do Justiça que Lê" , projeto que busca transformar o sistema de justiça estadual em uma comunidade de leitores, desenvolvido pela diretora da Biblioteca do TJAL, Mirian Alves.
Próximas atividades
A programação deste domingo (9), último dia de Bienal, no estande da Esmal segue com novos momentos de literatura e interação com o público.
Às 10h, o escritor Pedro Henrique Soares Lopes de Morais lança o livro Parece o Domingo, a única obra de poemas dentre os apresentados no estande em dez dias de Bienal.
À tarde, às 15h, o público infantil irá acompanhar a contação de histórias conduzida por João Victor Regis, autor de 'O Chapéu de Alecrim'. A atividade marca o encerramento das ações da Escola Superior da Magistratura na 11ª Bienal do Livro de Alagoas, celebrando o diálogo entre Justiça, cultura e educação.
Clique aqui para acessar a programação detalhada.
Filipe Norberto Ascom/Esmal