Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal na Bienal - 08/11/2025 - 01:11:20 -
Juiz Sandro Augusto expõe seu livro sobre audiência de custódia no 9º dia da Esmal na Bienal
Obra aborda papel humanizado do magistrado e desafios do sistema prisional brasileiro

Durante a exposição, Sandro Augusto destacou que a obra busca estimular uma postura mais técnica e humanizada por parte dos magistrados. Durante a exposição, Sandro Augusto destacou que a obra busca estimular uma postura mais técnica e humanizada por parte dos magistrados. Kenny Lucas

O 9º dia da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) na 11ª Bienal do Livro de Alagoas teve início, na manhã deste sábado (8), com a apresentação da obra 'Audiência de custódia no processo penal fraterno', de autoria do juiz Sandro Augusto, que atua na 17ª Vara Criminal da Capital.

Resultado de sua dissertação de mestrado em Direitos Humanos, o livro propõe uma reflexão sobre o papel do magistrado nas audiências de custódia e o compromisso com a efetivação dos direitos fundamentais.

"A audiência de custódia é um ato imprescindível no processo penal, pois é o momento único em que a pessoa presa é apresentada a um juiz para que sejam apuradas eventuais ocorrências de tortura, maus-tratos e para avaliar se é necessária a manutenção da prisão", explicou o autor.

Durante a exposição, Sandro Augusto destacou que a obra busca estimular uma postura mais técnica e humanizada por parte dos magistrados. Ele lembrou que o Brasil ainda ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de encarceramento e que grande parte das prisões ocorre de forma provisória, sem condenação definitiva.

Sueli Carneiro, filósofa e escritora, marcou presença no estande da Esmal pelo horário da manhã. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal

O juiz também celebrou a oportunidade de compartilhar o conteúdo da obra com o público presente.

"Estou muito feliz de estar aqui no estande da Esmal, mais uma vez na Bienal, apresentando o livro e podendo conversar com estudantes, profissionais e visitantes sobre um tema tão relevante para o sistema de justiça criminal", afirmou.

Próximas atividades

O estande da Esmal seguirá com atividades voltadas à leitura e à produção jurídica durante a tarde e noite deste sábado (8).Das 14h às 17h, os membros do Clube do Livro Direito e Literatura se reunirão para troca de livros e indicações de leitura para os visitantes.

Encerrando o dia, às 18h, haverá o lançamento das obras 'Crônicas do Judiciário Alagoano – Volume I' e 'O último enforcado do Império do Brasil: a história e o processo', da autora Hilda Monte.

Clique aqui para acessar a programação detalhada.

Kenny Lucas - Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.