Um diálogo entre a academia e a sociedade marca o livro Direito Administrativo Cidadão, lançado nesta sexta-feira (7), no estande da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), durante a 11ª Bienal do Livro de Alagoas.
A obra reúne artigos de mestrandos do curso de Direito da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal) e foi organizada por Andrea de Azevedo Santa Rosa, Fábio Lins de Lessa Carvalho, Janaína Helena de Freitas e Nayanne Lays de Oliveira Lima.
A publicação é resultado das discussões realizadas na disciplina de Direito Administrativo do mestrado em Direito da FDA, ministrada pelo professor Fábio Lins. Segundo ele, o livro reflete o compromisso dos alunos com o debate público e o aprimoramento da cidadania.
Esse é o oitavo livro coletivo que nasce dessa disciplina. Cada vez mais os alunos se envolvem com o projeto, que apresenta à sociedade obras de qualidade e grande relevância. Os temas dialogam com a ideia de cidadania e com o cidadão como protagonista, cobrando o Estado e exercendo o controle social, explicou o professor.
Organizadora Andrea Santa Rosa escreveu dedicatórias para os visitantes que adquiriram exemplares. Foto: Carolina Amancio (Ascom/Esmal)
Para a servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas(TJAL) e uma das organizadoras da obra, Andrea Santa Rosa, a proposta é democratizar o conhecimento jurídico e contribuir com a produção científica no campo do Direito Administrativo.
O livro surgiu a partir dos artigos produzidos ao fim da disciplina. Reunimos temas variados, como concursos públicos, improbidade administrativa e assédio sexual na administração pública. É uma obra muito rica, que percorre diversos aspectos do Direito Administrativo, com o objetivo de tornar esse conteúdo mais acessível para toda a sociedade, destacou.
O lançamento reuniu professores, estudantes, o presidente do TJAL Fábio Bittencourt e outros integrantes do Poder Judiciário alagoano, que prestigiaram a iniciativa acadêmica e celebraram o fortalecimento do diálogo entre o Direito e a cidadania.
A seleção dos livros lançados durante o evento foi realizada por meio de edital divulgado pela Esmal em junho. As obras inscritas precisavam ser de autoria ou coautoria de servidores ou magistrados do TJAL, inéditas, de cunho técnico ou literário, e publicadas em 2024 ou 2025.
Próximas atividades
A programação deste sábado (8) no estande da Esmal seguirá com atividades voltadas à leitura e à produção jurídica. Às 10h, será apresentado o livro 'Audiência de custódia no processo penal fraterno', de autoria de Sandro Augusto dos Santos.
Das 14h às 17h, os membros do Clube do Livro Direito e Literatura se reunirão para troca de livros e indicações de leitura para os visitantes.
Encerrando o dia, às 18h, haverá o lançamento das obras 'Crônicas do Judiciário Alagoano Volume I' e 'O último enforcado do Império do Brasil: a história e o processo', da autora Hilda Monte.
Clique aqui para acessar a programação detalhada.
Carolina Amancio - Ascom Esmal/TJAL