A servidora do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) Andréa de Azevedo Santa Rosa, analista judiciária, defenderá sua dissertação de mestrado nesta terça-feira (4), às 9h, no miniauditório da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal). O trabalho intitula-se Entre o fantasma da mulher honesta e a perspectiva de gênero: a influência dos estereótipos nas sentenças sobre crimes contra a liberdade sexual de mulheres em Alagoas (2018-2023).
Andréa foi a primeira pessoa, dentre servidores e magistrados do TJAL, a ingressar no Programa de Pós-Graduação em Direito da Ufal através do Acordo de Cooperação nº 025/2023, firmado entre o Tribunal, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esmal), e a universidade. A pesquisadora é orientanda do professora doutora Elaine Cristina Pimentel Costa e a única participante vinculada ao Judiciário alagoano no primeiro ano de vigência do convênio.
De acordo com a professora Elaine, que também é diretora da FDA, o ingresso e o desempenho da servidora evidenciam a efetividade do acordo, que fomenta a formação acadêmica e o aprimoramento técnico-científico de magistrados e servidores.
A sessão de defesa será pública e está aberta à participação de magistrados, servidores e demais interessados. A Escola Superior da Magistratura (Esmal) e o Tribunal de Justiça de Alagoas destacam o momento como simbólico para o fortalecimento do convênio e para a valorização dos membros do Judiciário que buscam o aprimoramento profissional e científico.
Carolina Amancio Ascom/Esmal