A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) deu início, na noite desta sexta-feira (31), à participação do Poder Judiciário na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com a abertura do estande Justiça também é luta ancestral.
A cerimônia, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, contou com a presença do diretor-geral da Escola, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, além do desembargador Orlando Rocha Filho, juízes, servidores e convidados.
É uma alegria representar o Poder Judiciário neste espaço, que já se tornou um ponto de encontro entre a Justiça e a sociedade. Agradeço ao nosso presidente, desembargador Fábio Bittencourt, pelo incentivo e pelas condições para participarmos mais uma vez da Bienal, afirmou o desembargador Tourinho. Este é um momento de integração, de homenagens e de valorização do conhecimento jurídico e cultural, completou.
Produção científica
Durante o evento, a Esmal entregou a premiação Legados de uma década, que celebra os 10 anos da Revista da Esmal e reconhece autores e artigos que se destacaram ao longo de sua trajetória. Também foi lançada a publicação on-line com os trabalhos apresentados no IX Encontro de Pesquisas Judiciárias (Enpejud), ocasião em que os autores dos artigos mais bem avaliados receberam certificados.
A servidora Marta Diana Lucindo, autora do artigo premiado com o primeiro lugar no IX Enpejud, destacou a importância da iniciativa. Estar aqui, recebendo essa premiação na Bienal, é uma satisfação imensa. O Enpejud incentiva estudantes e profissionais do Direito a pesquisarem e compartilharem experiências, fortalecendo a produção científica no Judiciário, disse.
Marta Diana e Danielle Vasconcelos ficaram com a 1ª colocação entre os autores do IX Enpejud. Foto: Itaciara Albuquerque (Dicom/TJAL)
Reconhecimentos
Autores de artigos com maior número de citações (Google Acadêmico)
Hélio Pinheiro Pinto artigo publicado na Revista da Esmal, n. 2, 2017
Júlia Karolline Vieira Duarte e Júlio Gomes Duarte Neto artigo publicado na Revista da Esmal, n. 1, 2016
Avaliadores que mais contribuíram com edições da Revista
Tiago Soares Vicente
Felipe Rosa da Silva
Autores com maior número de artigos publicados na Revista da Esmal
Elaine Cristina Pimentel Costa
Alberto Jorge Correia de Barros Lima
Ex-editores-chefes da Revista da Esmal
Manoel Cavalcante de Lima Neto
Phillippe Melo Alcântara Falcão
Joyce Araújo Florentino
Autores dos artigos mais bem avaliados no IX Enpejud
1º lugar: A validade da fundamentação das decisões judiciais elaboradas com o auxílio de chatbots, de Marta Diana Lucindo e Danielle Vasconcelos Ribeiro
2º lugar: Transparência e explicabilidade da inteligência artificial no Poder Judiciário: desafios e perspectivas, de Nathálya Ataíde Fernandes
3º lugar: Desvendando o fantasma escritor: interpretação de textos jurídicos criados por inteligência artificial generativa uma agenda necessária para a hermenêutica jurídica?, de Bruno Massoud e Frederico Dantas
Ancestralidade e Justiça
Inspirado no tema central da Bienal Brasil e África ligados culturalmente em seus ritos e raízes , o estande do Judiciário alagoano propõe uma reflexão sobre memória, resistência e identidade dos povos negros, relacionando esses elementos à construção de uma Justiça mais inclusiva e humana.
A concepção do tema e a coordenação da programação são da diretora da Biblioteca Geral do Judiciário, Mirian Alves, que preside a comissão organizadora composta por representantes da Esmal, da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e do Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM).
Cada detalhe do estande foi pensado para aproximar o público das ações do Judiciário e estimular o diálogo sobre ancestralidade e equidade racial, explicou Mirian. Participar da Bienal é também uma forma de mostrar que o Direito se enriquece quando dialoga com a arte, a literatura e a história dos povos, enfatizou.
Diretor-geral da Esmal, desembargador Fernando Tourinho, acompanhou a abertura do estande e a premiação.
Programação de sábado (1º/11)
A programação da Esmal na Bienal continua neste sábado (1º), com atividades coordenadas pelo Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM) e o lançamento de um livro infantil:
9h às 17h30 Exposição Liberdade sempre: memórias da escravização do século XIX (CCM)
18h Lançamento do livro Tum-Tum Laga-Sete e a grande descoberta, de Lígia MontAlverne Jucá Seabra e Guilherme MontAlverne Jucá Seabra
A Bienal do Livro de Alagoas acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e segue até o dia 9 de novembro. O estande da Esmal contará ainda com lançamentos de livros de magistrados e servidores, exposições, oficinas e rodas de conversa sobre ancestralidade, equidade racial, infância, gênero e cidadania.
Clique aqui para acessar a programação detalhada.
Carolina Amancio Ascom/Esmal