A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro para o curso "Projeto de Capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)", voltado aos servidores do Poder Judiciário de Alagoas.
Estão disponíveis 250 vagas para uma turma única. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Eventos da Esmal, clicando aqui.
A formação tem como objetivo promover um atendimento mais acessível, eficiente e humanizado a pessoas surdas no âmbito do Tribunal de Justiça.
Cronograma e conteúdo
As aulas acontecerão nos dias 12, 19 e 26 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em formato remoto, via Zoom Meeting.
O conteúdo será dividido em três semanas, com momentos síncronos e atividades assíncronas, incluindo:
Módulo 0: Apresentação do curso e boas-vindas;
Módulo 1: Deficiência x Diferença;
Módulos 2 a 4: Práticas de comunicação visuogestual, alfabeto manual, números, saudações e vocabulário básico;
Módulos 5 e 6: Noções de tempo e simulações de atendimento em Libras.
O link de acesso à plataforma Zoom será enviado pela coordenação do curso até o dia 11 de novembro, por meio do Intrajus e dos e-mails dos participantes.
Docente
O curso será ministrado por Humberto Meira de Araújo Neto, professor do curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atua como pesquisador em língua de sinais e educação de surdos, sendo graduado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Linguística pela Ufal.
Para mais informações, acesse o edital completo.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal