Servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participam, nesta sexta-feira (24), do curso Gestão e fiscalização de obras e serviços de Engenharia, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
A formação, que teve início nesta quinta-feira (23), é ministrada pelo procurador do Estado do Paraná, Hamilton Bonatto e acontece no Plenário Desembargador Gerson Omena Bezerra, na sede do TJAL.
Hamilton Bonatto, que também é formado em Engenharia Civil e mestre em Planejamento e Governança, explicou que a proposta do curso está alinhada à lei 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas.
A ideia deste curso é fazer uma releitura da lei à luz das experiências do passado, podermos construir um futuro melhor nas obras públicas do Tribunal de Justiça de Alagoas, apontou.
O docente destacou ainda a importância de se haver um diálogo convergente entre as áreas do Direito e Engenharia para garantir que se tenha segurança e eficácia na execução de projetos.
Somente com o entrosamento entre essas duas partes fundamentais na execução de obras públicas poderemos alcançar resultados mais eficientes, com menos aditivos e maior qualidade, disse.
Helen Machado, da Subdireção, é uma das participantes da capacitação. Segundo ela, o conteúdo do curso oferece segurança e esclarecimento na hora de acompanhar as licitações e contratos das obras, atribuição do seu setor.
O conteúdo do curso tem nos auxiliado bastante a entender todas as questões relacionadas às obras e aos serviços de engenharia, tirando dúvidas e esclarecendo como essa nova legislação está sendo aplicada em comparação com a Lei nº 8.666 a anterior, pontuou.
Rodrigo Evaristo, servidor da Diretoria de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra), ponderou que a presença do docente, que possui em seu currículo vários tribunais de todo o país, contribui para a credibilidade e impacto da formação.
O professor Hamilton Bonatto é um profissional de renome nacional, com vasta experiência. Entendemos que é importante que esse tipo de treinamento seja dado constantemente para que nós fiquemos cada vez mais atualizados e para que nós façamos as contratações da forma ideal, seguindo as regras. Para que no final o TJAL tenha um bom resultado nos seus empreendimentos, finalizou.
Filipe Norberto Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br