A comissão avaliadora da 12ª edição do Concurso de Redações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) esteve, nesta quarta-feira (1º), na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal) para realizar a correção das redações enviadas pelas 13 escolas parceiras que participam do certame.
A proposta textual teve como tema "O preconceito contra a pessoa idosa na sociedade contemporânea". Segundo a integrante do PCJE, Luzia Rodrigues, a iniciativa permite que os alunos tenham maior contato com a escrita para vestibulares, desenvolvimento de senso crítico e ampliação de repertório sociocultural.
"Estamos concluindo mais uma etapa das atividades do programa com o Concurso de Redações, que é a convergência dos nossos trabalhos em palestras que acontecem ao longo do ano. Em breve, os alunos serão premiados: os primeiros colocados com tablets, junto ao professor orientador; e o diretor da escola com a maior média também ganhará o tablet", afirmou Luzia.
A banca examinadora foi composta por representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Esmal, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc):
Andréa Santa Rosa e Ceres Louise de Mendonça - TJAL
Daniela Timotéo - Esmal
Claúdia Cecília Silva dos Santos Costa - Semed
Sandra Felisberto da Rocha - Seduc
Comissão avaliadora do 12º Concurso de Redações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), finalizou, nesta quarta (1), a correção das redações. Foto: Filipe Norberto - Ascom/Esmal
Etarismo - um tema de relevância social
Representando a Seduc, Sandra Felisberto da Rocha, destacou o engajamento dos alunos com o tema proposto. Ela observou que muitos alunos utilizaram em suas produções relatos de convivência pessoal ou de situações presenciadas em seu entorno, o que reforçou a relevância da discussão.
"O tema foi muito pertinente, porque a população brasileira está envelhecendo rapidamente. O Brasil já não é mais aquele país majoritariamente jovem, como era na década de 1970. Isso aparece nos textos pelos relatos de preconceito, de maus cuidados, até de exploração financeira sofrida por idosos dentro da própria família. Foi possível perceber o quanto os alunos estavam conscientes dessa realidade", explicou.
A avaliadora ressaltou ainda a qualidade das produções: "Como a proposta era de uma dissertação argumentativa, muitos textos foram bem desenvolvidos, com clareza e senso crítico. Claro que houve variações de notas, mas, de modo geral, o engajamento foi alto. Os estudantes mostraram que esse é um tema muito próximo de suas realidades, algo que está presente no seu dia a dia, no convívio social. Isso fez com que a escolha do tema fosse muito acertada neste ano", concluiu.
Premiação
Os três primeiros colocados de cada escola receberão mochilas com kits escolares; o(a) primeiro(a) colocado(a) de cada escola ganhará também um tablet. O(a) professor(a) orientador(a) do vencedor geral de cada rede e o(a) diretor(a) da escola com a maior média receberão tablets, enquanto o primeiro colocado do Centro Cyro Accioly ganhará uma Alexa.
Todos os estudantes participantes receberão certificados de participação. A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 14 de outubro, às 14h, no Pleno Desembargador Gerson Omena Bezerra, 5º andar do TJAL.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal
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