A "Semana dos Métodos Adequados - Comemoração dos 10 anos do Código de Processo Civil e da Lei de Mediação" foi encerrada, na noite desta sexta (26), na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), com palestra do desembargador Tutmés Airan de Albuquerque.
Os alunos dos cursos de Direito assistiram também às palestras da professora e advogada Lavínia Cavalcanti e do procurador do Trabalho Luiz Felipe Anjos.
O desembargador Tutmés Airan palestrou sobre "Aplicação da Conciliação e Mediação no Poder Judiciário" explicou os principais benefícios para as partes e também para o próprio sistema de Justiça.
"A mediação e a conciliação trazem vantagens evidentes. Podemos começar pelo tempo que será muito menor, a decisão vai produzir muito mais satisfação. No método tradicional, alguém ganha e alguém perde. Na mediação e conciliação, como a decisão é negociada, construída pelas próprias partes, o nível de satisfação é bem maior", destacou.
Segundo a professora Lavínia Cavalcanti, essa é uma experiência ímpar para os estudantes que, apesar de terem a disciplina "Métodos Adequados" como obrigatória na grade curricular desde 2018, ainda não conhecem tanto o assunto.
"Essa parceria do Judiciário e da Escola da Magistratura com as universidades públicas e privadas demonstra a importância desse tema para o próprio Judiciário e para a sociedade. Os estudantes entenderam que esse tema não é apenas algo que a gente trata em sala de aula, é um tema enaltecido pelo Tribunal de Justiça", comentou.
A Semana dos Métodos Adequados foi promovida em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Estácio, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Cesmac, Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e a Liga Acadêmica de Solução de Conflitos, Ética, Justiça, União e Cidadania (Lascejuc).
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br