Na tarde desta quinta-feira (25), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu uma visita ao Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) para cerca de 20 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Silvestre Péricles.
Os estudantes uma imergiram na história jurídica de Alagoas e do Brasil, conhecendo de perto o acervo histórico do museu, além de ferramentas tecnológicas, como os óculos de realidade virtual, que proporcionaram uma experiência 360° da história da Praça Marechal Deodoro.
Escola Municipal Silvestre Péricles
Para Vinícius Medeiros, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e auxiliar de sala da escola, a visita foi uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a cultura alagoana.
"Alagoas tem um repertório cultural vasto e os alunos, muitas vezes, ficam presos ao conteúdo teórico. Hoje, eles puderam interagir com o que é histórico e real, e isso é fundamental", afirmou Vinícius.
Ele também destacou a importância de resgatar a memória local, mencionando figuras importantes do estado que os alunos muitas vezes desconhecem.
Estudantes da Escola Municipal Silvestre Péricles passearam pelo CCM do TJAL e interagiram com as ferramentas tecnológicas do Museu. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal
Pedro Henrique, um dos alunos, se mostrou empolgado com a visita. "A experiência foi boa. Pude aprender mais sobre a cultura da nossa cidade. Eu não sabia de muitos casos históricos que aconteceram aqui e hoje pude ver tudo isso", disse.
Daniel Samyd, também aluno do 9º ano, expressou alegria ao falar sobre a visita ao museu, por gostar de aprender coisas novas.
"Eu também não conhecia muitas histórias que ouvi hoje. A gente nunca teve a oportunidade de vir a lugares como esse, então é muito legal poder aprender sobre os acontecimentos da nossa cidade", comentou.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal