Nesta segunda-feira (22), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu uma caminhada ecológica com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antídio Vieira. A atividade proporcionou aprendizado e lazer, aproximando os estudantes da realidade ambiental da capital alagoana.
O passeio, conduzido pela bióloga Virgínia Miller, teve início no Marco dos Corais e terminou no Farol da Ponta Verde. Como parte da atividade, os estudantes coletaram resíduos durante o trajeto enquanto recebiam explicações da educadora ambiental acerca da fauna e flora do litoral alagoano encontradas naquele ecossistema.
Virgínia ressaltou a importância dos alunos vivenciarem a praia de forma ativa, conhecendo as espécies que ali vivem para criarem consciência a respeito da conservação do meio ambiente da cidade onde eles vivem.
Os alunos conheceram o ecossistema costeiro, com diferentes tipos de algas (clorofíceas, feofíceas e rodofíceas), anêmonas, estrela-do-mar, serpente-do-mar, barata-da-praia, peixes, caranguejos, moluscos, cracas e corais. Os participantes também foram alertados sobre a fragilidade dos recifes: o excesso de pessoas caminhando sobre os corais pode causar a morte de corais e esponjas. A atividade reforçou a necessidade de preservar a biodiversidade marinha e cuidar dos recifes de franja da região, destacou.
Para o professor de Ciências, Marcos Bonfim, que acompanhou a turma, a aula de campo é mais do que uma visita comum, é uma experiência sensorial que ultrapassa os limites dos diálogos teóricos da sala de aula.
O conhecimento teórico passa a ter pouco significado quando comparado com a sensação de estar no local, de vivenciar, de tocar, de sentir os odores, de ver as cores. Então é uma sensação totalmente diferente para os estudantes. E isso é de um enriquecimento do conteúdo indispensável, disse.
A estudante Monick Gabryelly está se preparando para apresentar um projeto na feira de ciências da escola. Ela e seus colegas abordarão o tema da poluição marinha. Nessa visita ela pôde aprofundar o conhecimento sobre o assunto.
Vai ser uma feira de ciências e tanto, com esse projeto. Vai agregar bastante no meu repertório porque eu não sabia de muitas coisas e vir hoje foi o máximo. Eu vou levar para a minha vida essa experiência, revelou.
Filipe Norberto Ascom/Esmal