Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 12/09/2025 - 12:09:17 -
Engenheiros e arquitetos do TJAL se capacitam em acústica
Cláudia Lisboa, diretora da Dinfra, destaca que um bom projeto cria melhores condições de trabalho para todos

"Com um bom projeto acústico, conseguimos reduzir impactos negativos e criar condições melhores para todos”, avaliou a diretora de Obras e Serviços do TJAL, Claúdia Lisboa. Filipe Norberto

Servidores dos setores de engenharia e arquitetura do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participam, nesta sexta-feira (12), do curso “Acústica aplicada ao projeto arquitetônico”, promovido na Escola Superior da Magistratura (Esmal). A formação é ministrada pela professora titular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica.

A docente explicou que a proposta da formação trata do comportamento do som nos ambientes, abordando a qualidade sonora como parte essencial desses espaços. “O primeiro passo é orientar arquitetos e engenheiros para que compreendam os fundamentos do som e, a partir disso, saibam aplicá-los nos projetos”, disse.

Maria Lúcia enfatizou que um projeto acústico bem elaborado colabora diretamente para a compreensão e o conforto dos usuários desses locais.

“Um bom projeto acústico melhora a compreensão da fala nos ambientes. Quando o espaço não tem qualidade sonora, isso causa irritabilidade e dificulta a compreensão do que é dito. Não adianta termos um projeto bonito se ele não garante inteligibilidade. Muitas vezes, a pessoa só entende cerca de 70% da fala, devido à perda de som”, completou.

Cláudia Lisboa, diretora de Infraestrutura de Obras e Serviços do TJAL (Dinfra), é uma das participantes do curso. Ela traçou um panorama acerca do que é realizado pelo setor em termos de condicionamento de som.

“Com o tratamento acústico, principalmente em espaços de trabalho dos juízes e assessorias, conseguimos maior privacidade para as informações que circulam nesses ambientes, além de fóruns, salões de júri e auditórios. Mesmo que o curso seja breve, ele nos dá condições de avaliar e exigir dos projetistas soluções que realmente atendam às necessidades do Tribunal”,revelou.

A diretora ressaltou que o cuidado com a acústica melhora o desempenho dos servidores no ambiente de trabalho.

“Sons externos ou internos, como conversas paralelas, podem prejudicar a concentração e o rendimento. Com um bom projeto acústico, conseguimos reduzir esses impactos e criar condições melhores para todos”, concluiu.

Filipe Norberto – Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.