Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 05/09/2025 - 01:09:45 -
Estudantes da rede pública se preparam para Concurso de Redação com aulão de Língua Portuguesa
Professor Eduardo Sampaio ministrou a aula para cerca de 240 alunos de 12 escolas parceiras do Cidadania e Justiça na Escola

O encontro marcou o início da preparação para o concurso, que premiará as melhores redações de cada escola, nos moldes da avaliação aplicada no Enem. O encontro marcou o início da preparação para o concurso, que premiará as melhores redações de cada escola, nos moldes da avaliação aplicada no Enem. Kenny Lucas

Na quinta-feira (4), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) deu início à preparação para a 12ª edição do Concurso de Redação, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), com uma aula especial de Língua Portuguesa com o professor Eduardo Sampaio. A atividade reuniu alunos do 9º ano e do 1º ano do ensino médio das 12 escolas públicas parceiras do Programa, no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

O encontro marcou o início da preparação para o concurso, que premiará as melhores redações de cada escola, nos moldes da avaliação aplicada no Enem.

Durante a aula, o professor Eduardo Sampaio trabalhou técnicas de interpretação de texto, estrutura básica da redação e estratégias de desenvolvimento de argumentos.

Segundo ele, a iniciativa tem um valor que vai além da preparação para provas.

"Nosso objetivo hoje foi reforçar tópicos de redação e linguagem de uma forma dinâmica, diferente da rotina escolar, para que eles percebam que o conhecimento pode transformar a vida de cada um", afirmou.

Eduardo também destacou a importância de os alunos conhecerem o espaço do Poder Judiciário, para que percebam que ele está aberto ao público seja para visitas ou, no futuro, para atuarem como servidores, juízes ou desembargadores.

Preparação

A experiência também foi celebrada pelos estudantes. Para Isaque Ferreira, aluno da Escola Estadual Professor Édson Bernardes, a aula trouxe confiança para enfrentar os desafios da escrita.

“Eu não sabia muito bem como fazer redação e agora já me sinto mais preparado. Isso vai ajudar não só no concurso da Esmal, mas também no Enem e até em entrevistas de trabalho. Foi muito bom ter uma aula com um professor renomado como o Eduardo Sampaio, ele ensina de uma forma leve, divertida, até tocou violão, e isso deixou tudo mais interessante”, contou.

Alunos de escolas públicas participam de aulão de Língua Portuguesa com o professor Eduardo Sampaio promovido pelo PCJE. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal

O professor de Ensino Religioso da Escola Municipal Silvestre Péricles destacou o impacto da atividade para a formação dos jovens. Segundo ele, oferecer noções de redação ainda no ensino fundamental é um diferencial importante.

“Estruturar o pensamento e aprender a se expressar bem é incrível, não só para o concurso de redação, mas também para avaliações como o Saeb e o Enem. A redação é uma ferramenta essencial para que os estudantes possam se colocar no mundo e conquistar melhores oportunidades”, avaliou.

O Concurso de Redação do PCJE busca estimular o desenvolvimento e a preparação dos alunos na criação de textos dissertativos, preparando-os para o Enem e desafios futuros.

Kenny Lucas - Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.