A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) iniciou nesta quinta-feira (28) as atividades do curso A atuação dos advogados no Tribunal do Júri: ética na postura e pronunciamentos, impacto nos jurados e no juiz togado, oportunidades processuais e recursais.
A formação tem como docentes o juiz federal e professor Rosmar Antonni, o juiz e coordenadorgeral de cursos da Esmal, Alberto Jorge Correia, e o professor e advogado Welton Roberto.
Alberto Jorge Correia ministrou as aulas no Fórum do Barro Duro, nesta sexta (29), e explicou que esta é a inauguração do projeto Selo Esmal, que visa ofertar cursos específicos de curta duração, voltados ao público externo. O projeto busca aproximar o ambiente acadêmico do dia a dia forense, assegurando qualidade pedagógica e científica às formações promovidas pela Escola.
Este é um curso destinado aos advogados, bacharéis em Direito e estudantes de Direito e àqueles que pretendem atuar no Tribunal do Júri ou que tenham interesse por esse tema. Isso implica uma grande aproximação da Escola com a comunidade jurídica, destacou o magistrado.
Rosmar Antonni, docente que conduziu o encontro de quinta (28) realizado na sede da Esmal, descreveu o conteúdo programático da sua participação e a relevância.
O curso sobre o Tribunal do Júri inicia com a discussão sobre os recursos cabíveis contra decisões, tanto na fase da pronúncia quanto na sessão plenária. Também serão abordadas outras formas de controle dos atos processuais, como o habeas corpus e a Teoria da Nulidade no Processo Penal, de grande importância estratégica. A expectativa é receber advogados interessados em aprimorar sua atuação no Tribunal do Júri., detalhou.
O juiz federal Rosmar Antonni conduziu a primeira aula do curso promovido pela Esmal. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal
Entre os participantes da formação, a advogada Sandra de Albuquerque é uma das mais entusiasmadas. Ela deseja se aperfeiçoar nas especificidades do Tribunal do Júri, e o aprendizado adquirido no curso será de grande valor para o seu crescimento profissional.
Estou aprendendo muito sobre os detalhes do Tribunal do Júri e de como os advogados devem se portar, desde a conduta até a estética, já que se trata de um cenário onde se decide a liberdade ou não de um réu, comentou.
Sandra também parabenizou a organização do evento e já vislumbra novas oportunidades de capacitação.
Para mim, está sendo muito importante poder estar aqui e aprender com essas verdadeiras lendas do nosso Judiciário. Que a Esmal faça mais cursos como esse, trazendo grandes nomes, como os professores Welton Roberto, Alberto Jorge e Rosmar, completou.
O curso segue até esta segunda-feira (1º) com aulas do professor Welton Roberto, das 8h20 às 12h20, na sede da Esmal.
Filipe Norberto Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br