Assessores do 1º grau participam, nesta quinta (7) e sexta (8), de curso sobre sentença cível, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A formação ocorre na sede da instituição e é conduzida pelo juiz de direito do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Helestron Costa.
De acordo com o magistrado, a atividade visa compartilhar experiências e aprimorar conceitos relacionados à sentença cível utilizados em diferentes unidades judiciais, além de promover um serviço ainda mais eficiente aos jurisdicionados.
"Com esse protocolo, nós buscamos trazer uma melhora na qualidade das sentenças e na produtividade, com o aumento do quantitativo de sentenças, que vão passar a ser desenvolvidas com as técnicas que serão apresentadas ao longo desses dois dias", comentou o docente.
Joyce Cavalcante, assessora no juizado de Rio Largo, garantiu que o aprendizado ampliou suas percepções a respeito da função de assessora de juiz. Ela contou que levará o conhecimento para o seu cotidiano.
"O professor explicou bastante sobre a estrutura da sentença, sobre a fase saneadora e o quanto ela é importante para deixar a sentença mais bem acabada, como nós podemos contribuir com as metas e índices. Vejo isso sendo aplicado no meu trabalho efetivamente, já que o curso está sendo bastante enriquecedor", revelou.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal