Com o objetivo de fortalecer o protagonismo estudantil e promover um ambiente escolar mais acolhedor, o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), realizou, nesta segunda-feira (21), uma oficina com cerca de 50 crianças do ensino fundamental da Escola Estadual Anaias de Lima, localizada no bairro do Vergel do Lago.
A atividade teve como tema "Bullying não é brincadeira" e foi conduzida pelo psicólogo Wanderson Aranda de Melo Valença Silva. Durante o encontro, os alunos participaram da iniciativa "Vozes de Anaias", uma roda de escuta, acolhimento e ação, onde compartilharam experiências e propuseram soluções para os desafios enfrentados no cotidiano escolar.
A atividade reuniu alunos do ensino fundamental do Vergel do Lago e fez parte do projeto "Vozes de Anaias". Foto: Carolina Amancio - Ascom/Esmal
"Colocamos para essas crianças e adolescentes a possibilidade de registrar as suas maiores dificuldades, seus problemas e suas dores. Depois disso, vamos acompanhá-los para que possam, por eles mesmos, desenvolver soluções. Por isso, estamos fomentando o protagonismo e a autonomia", afirmou o psicólogo.
"É muito potente quando os alunos têm espaço para falar, se escutar e propor mudanças, destacou a servidora do PCJE Ana Valéria Pitta. Atividades como essa fomentam a autonomia e mostram que, quando a escuta é real, a escola se torna um lugar de transformação", explicou.
A ação integra uma série de atividades do PCJE voltadas para o fortalecimento da cultura de paz no ambiente educacional.
Carolina Amancio - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br