Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 20/03/2025 - 12:03:43 -
Assessores judiciários participam de formação sobre Inteligência Artificial na Esmal
Curso tem transmissão ao vivo pelo Zoom; professor Felipe Damous ministrará aula para assessores do 1º grau nesta sexta-feira (21)

Juíz João Paulo Martins acompanhou a abertura do curso, nesta quinta-feira (20) Juíz João Paulo Martins acompanhou a abertura do curso, nesta quinta-feira (20) Filipe Norberto

Assessores judiciais do 2º grau participam, nesta quinta-feira (20), da formação “Inteligência Artificial (IA) na Produção de Minutas”. O curso ocorre na Escola Superior da Magistratura (Esmal), que promove a capacitação, com transmissão ao vivo para ouvintes pelo Zoom.

O docente Felipe Soares Damous, especialista em IA no meio jurídico e juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), destacou que o conteúdo da atualização está em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A Resolução nº 615/2025 do CNJ, publicada recentemente, torna obrigatória a promoção de qualificações por parte das escolas judiciais quanto ao uso correto da IA generativa, levando em consideração seus riscos e as questões éticas que precisam ser compreendidas”, explicou.

Segundo Damous, é possível aliar a atividade jurisdicional ao uso da Inteligência Artificial, tornando-a uma ferramenta para desobstrução do Poder Judiciário.

“A IA oferece suporte para que haja tomada de decisões com mais qualidade e em menor tempo. Vivemos no Brasil um cenário em que as demandas aumentam a cada dia, então, com o apoio dessas automações, para além da IA, conseguimos prestar um serviço mais satisfatório”, concluiu.

Magistrado Felipe Damous é referencial nacional no uso da IA aplicada ao Direito. Foto: Filipe Norberto (Ascom/Esmal)


Cursos para todos os públicos

O juiz coordenador de cursos para servidores da Esmal, João Paulo Martins, participou da aula. O magistrado explicou que, no primeiro semestre de 2025, a Esmal oferecerá mais cursos sobre Inteligência Artificial para diferentes públicos-alvo.

“Teremos cursos no Laboratório, cursos teóricos e rodas de conversa sobre o tema, com participação de diferentes integrantes do Tribunal. O intuito é discutir continuamente essa ferramenta para que ela seja aplicada de maneira ética e eficaz”, ressaltou.

Érika Nobre, assessora do gabinete do desembargador João Luiz Lessa, exemplificou a praticidade do uso da Inteligência Artificial no cotidiano de suas atribuições.

"Nós estamos sendo apresentados a novos aplicativos que facilitam cada aspecto do desenvolvimento do nosso trabalho, como transcrição de textos e sugestões para análise de teses, otimizando nosso tempo para nos concentrarmos no essencial à análise dos processos", afirmou.

Nesta sexta-feira (21), o curso será realizado novamente, desta vez para os assessores do 1º grau. A formação também terá transmissão simultânea pelo Zoom.

Filipe Norberto - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.