O juiz Alberto Jorge Correia, coordenador-geral de cursos da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), participou, na sexta-feira (14), de uma reunião promovida pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), em Brasília.
O encontro discutiu temas voltados à formação de magistrados, com destaque para o uso da inteligência artificial (IA) no Judiciário.
Durante a reunião, o grupo dialogou sobre projetos como um curso de IA Generativa em parceria com a Microsoft Brasil, o credenciamento de Escolas Judiciais no MEC e a proposta de MBA em Direito Digital em colaboração com a USP.
Representando o desembargador Fernando Tourinho, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmal), no evento, o juiz Alberto Jorge destacou a importância das discussões sobre a aplicação da inteligência artificial generativa nos tribunais.
Discutimos qual a responsabilidade do Judiciário, quais os vetores éticos, quais as resoluções, inclusive do CNJ, que regem a matéria, as dificuldades que nós teremos e os caminhos mais rápidos e seguros para utilizar essa ferramenta para auxiliar os juízes em seus trabalhos, explicou o magistrado.
Reconhecimento
A reunião foi marcada por homenagens e eleições. Os desembargadores Roberto Portugal Bacellar, Gislene Pinheiro de Oliveira e a professora doutora Ana Carla Bliecheriene receberam a Medalha de Mérito Acadêmico "Desembargador Antonio Rulli Junior".
Também foram eleitos os novos vice-presidente e vice-diretor financeiro do Copedem: os desembargadores Alexandre Miguel (Emeron) e Júlio César Costa de Oliveira (EMES), respectivamente.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal