Na manhã desta sexta-feira (14), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) reuniu membros da Secretarias Municipal e Estadual de Educação para apresentar a proposta pedagógica de 2025. O encontro aconteceu na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
O tema norteador das atividades do PCJE deste ano será Meu direito, meu dever: a atuação do Judiciário na educação pública.
A juíza Carolina Valões, coordenadora do PCJE, apresentou o plano de trabalho de 2025, os projetos desenvolvidos em 2024 e a metodologia das ações elencadas no calendário. A magistrada definiu o encontro como um momento de acolhimento e de estreitamento de laços com os parceiros do programa.
Com essa reunião de hoje, podemos acolher e cuidar dessas pessoas que tanto contribuem com o nosso programa. Demosntramos assim o olhar de atenção e de aproximação que a gente pretende ter durante todo o ano, afirmou.
Através de dinâmicas com participação ativa dos presentes, a juíza coordenadora do Programa conduziu a apresentação da proposta pedagógica. Foto: Filipe Norberto - Ascom/Esmal
Novas iniciativas
Carolina Valões citou como uma novidade para 2025, a ampliação da parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) no projeto de educação financeira intermediado pelo PCJE.
Nós queremos com essa ampliação formar professores para que eles introduzam o tema da educação financeira no cotidiano escolar, lidando com ele nas disciplinas que ministram, completou.
As escolas municipais que participarão da atividade de educação financeira serão: Zumbi dos Palmares, Doutor Pompeu Sarmento, Doutor José Haroldo da Costa e
Professor Antídio Vieira. As escolas estaduais que participarão serão Maria Rita Lyra de Almeida (CAIC) e Maria Rosália Ambrozzio.
Em 2025, o Centro Estadual Educacional Cyro Accioly, unidade especializada para pessoas com deficiência visual, integrará a lista de escolas beneficiadas pelo Programa Cidadania e Justiça.
Escolas parceiras do PCJE em 2025
Rede municipal de Maceió - Prof. Antídio Vieira, Dr. José Haroldo da Costa, João Sampaio,Pompeu Sarmento, Silvestre Péricles e Zumbi dos Palmares.
Rede estadual - Prof. Mário Broad, Princesa Isabel, Profa. Anaías de Lima Andrade, Dr. Edson Bernardes, Prof. José da Silveira Camerino , Prof. Edmilson de Vasconcelos
Pontes e Centro Estadual Educacional Cyro Accioly.
Filipe Norberto Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br