A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) deu início, nesta quarta-feira (14), ao primeiro curso voltado para servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em 2024. A capacitação sobre atos coercitivos é direcionada a Oficiais de Justiça e ocorre no formato presencial.
O juiz João Paulo Martins da Costa, coordenador de cursos para servidores da Esmal, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da formação.
O magistrado explicou que a nova gestão da escola está estruturando o calendário de capacitações para os servidores. Já temos mais de 50 cursos agendados para 2025, com processos administrativos em andamento. A tendência é focar na prática, garantindo que cada profissional preste um serviço melhor ao Judiciário e à sociedade, ressaltou.
Além da formação para Oficiais de Justiça, a programação de cursos segue nas próximas semanas. Semana que vem teremos capacitação para assessores do segundo e primeiro graus, depois para servidores de cartório. O objetivo é sempre o aprimoramento profissional, refletindo na qualidade da prestação jurisdicional, disse João Paulo Martins.
O curso, ministrado pelo Oficial de Justiça Mauro Faião Rodrigues, aborda temas como busca e apreensão, prisão, afastamento do lar e despejo. A turma de Maceió participa da capacitação nesta quinta-feira (14), na sede da Esmal, no bairro do Farol.
A turma de Arapiraca, que inicialmente teria aula no dia 13 de março, teve sua data remarcada para 19 de março. O curso acontecerá no Cesmac do Agreste, no bairro Ouro Preto.
Carolina Amancio - Ascom/Esmal