O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) apresentaram, nesta segunda-feira (10), um projeto de educação financeira para representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Para viabilizar as ações, que têm como objetivo capacitar professores no tema e promover atividades lúdicas para estudantes, as instituições negociam termos de cooperação.
Segundo Karina Lira, do setor de expansão da Sicredi, as ações iniciais serão destinadas a crianças do 1º ao 5º ano, com atividades como contação de histórias sobre finanças.
Educação financeira desde os primeiros anos tem um poder de transformação muito grande. Quando a criança toma consciência, ela começa a vida financeira dela com hábitos saudáveis, levando esses aprendizados para casa, destacou Karina.
Karina ressaltou ainda que os professores, que muitas vezes não tiveram acesso a esse tipo de educação, também serão beneficiados. A expectativa é de que o acordo formal com as secretarias seja assinado em breve, permitindo o início das atividades.
Educação de Maceió
Estiveram presentes na reunião Victor Alencar, secretário da educação de Maceió, servidoras da Semed, representantes do Sicredi e representantes do PCJE. Foto: Ascom/Semed
Durante a reunião com a Semed, ficou estabelecido que as unidades participantes do projeto serão as escolas municipais de Maceió Zumbi dos Palmares, Doutor Pompeu Sarmento, Doutor José Haroldo da Costa e Professor Antídio Vieira.
Na ocasião, o PCJE entregou ao secretário de Educação de Maceió, Victor Alencar, o relatório anual de atividades realizadas pelo programa em 2024.
Secretaria Estadual
Estiveram presentes na reunião Sandra Vitorino, secretária executiva de Gestão da Rede Estadual, representantes do Sicredi e representantes do PCJE. Foto: Kenny Lucas - Ascom/Esmal
Já na reunião com a Seduc, as partes alinharam pontos sobre o termo de cooperação e definiram as escolas participantes: Maria Rita Lyra de Almeida (CAIC) e Maria Rosália Ambrozzio. As duas escolas estão situadas em Maceió.
A secretária executiva de Gestão da Rede Estadual, Sandra Vitorino, pontuou a importância da parceria para fortalecer a educação financeira nas escolas. "A Seduc mantém a parceria com a Esmal há anos e agora também temos o Sicredi que chega para ampliar de forma positiva as ações voltadas para os alunos do 1º ao 5º ano", disse Sandra Vitorino.
PCJE e Sicredi
O PCJE atuará em parceria direta com o Sicredi durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), que será realizada em maio. Estudantes de escolas parceiras do programa serão contemplados com atividades educativas, como palestras, oficinas e ações lúdicas voltadas para a conscientização sobre o uso responsável do dinheiro.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal