A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) abrirá, no dia 11 de março, as inscrições para o curso "Inteligência Artificial na Produção de Minutas", voltado para assessores judiciários do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A capacitação será presencial e ministrada pelo juiz Felipe Soares Damous, especialista e referência nacional no uso da IA aplicada ao Direito.
O magistrado, que integra o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), é palestrante e estudioso da aplicação da IA no meio jurídico.
O curso disponibilizará 56 vagas para assessores judiciários do 2º grau e mais 56 vagas para assessores judiciários do 1º grau. As inscrições estarão abertas entre os dias 11 e 17 de março, por meio do Sistema de Eventos da Esmal.
O objetivo é capacitar assessores do TJAL a utilizarem, de forma segura e eficiente, a Inteligência Artificial em suas práticas jurídicas, em conformidade com a regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Programação
- Assessores judiciários do 2º grau
aulas dia 20 de março - 8h às 12h e 14h às 18h
no Laboratório da Esmal Rua Cônego Machado, 1061, Farol, Maceió
- Assessores judiciários do 1º grau
aulas dia 21 de março - 8h às 12h e 14h às 18h
no Laboratório da Esmal Rua Cônego Machado, 1061, Farol, Maceió
Conteúdo
O curso abordará temas essenciais sobre Inteligência Artificial aplicada ao direito, incluindo IA generativa, suas aplicações na magistratura e desafios éticos. Também haverá workshops práticos para simulação de uso da tecnologia na criação de documentos e minutas.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo.
Kenny Lucas - Ascom/Esmal