Na manhã desta sexta-feira (21), magistrados e assessores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participaram de workshop sobre a Central de Informações de Registro Civil (CRC-JUD), plataforma que oferece mais agilidade na consulta de registros civis para os usuários.
O evento, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL), acontece na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e vai até este sábado (22).
O workshop também contou com a presença de membros da Defensoria Pública e Promotoria de Justiça de Alagoas. Humberto Briones, gerente de Tecnologia da Informação do Operador Nacional do Registro Civil, que ministrou a formação, explicou a finalidade do treinamento para o sistema de justiça e órgãos públicos.
"Este curso é destinado aos órgãos do Judiciário e demais instituições públicas que utilizam o módulo do sistema CRC-JUD, atualmente em processo de migração para o CRP-JUD. O objetivo principal é capacitar os usuários para realizar pesquisas de registros de nascimento, casamento e óbito, além de solicitar as respectivas certidões", afirmou.
Para Briones, a utilização da ferramenta funcionará como via de desobstrução do sistema judicial e destacou um exemplo prático da otimização no desfecho de determinados processos.
"Por exemplo, em processos judiciais, é comum que algumas ações se prolonguem sem resolução devido ao falecimento das partes envolvidas. O novo sistema permitirá a pesquisa imediata de óbitos na central, possibilitando a extinção de processos de forma mais ágil", destacou.
O juiz Léo Denisson Bezerra de Almeida, participante do curso, ressaltou que a plataforma agiliza a conclusão de processos ao fornecer dados diretamente dos cartórios de registro civil, representando um avanço significativo para o sistema judicial por meio dessa parceria estratégica.
Filipe Norberto - Ascom/Esmal