Mais de 150 candidatos compareceram, nesta quinta-feira (30), à prova objetiva do certame para contratação de mediadores do Poder Judiciário de Alagoas. O exame foi realizado na Uninassau, em Maceió, e o gabarito preliminar da seleção será divulgado até 3 de fevereiro.
A supervisora geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Moacyra Rocha, destacou a importância da mediação para humanizar a resolução de conflitos. Nosso objetivo é que as partes sejam protagonistas na construção da solução dos seus conflitos, em vez de apenas receberem uma decisão imposta. O mediador atua como facilitador desse diálogo, promovendo uma cultura de pacificação social, afirmou.
A Escola Superior da Magistratura (Esmal), responsável pelo processo seletivo, promoverá ainda a segunda fase da seleção, de caráter classificatório. Serão atribuídos até cinco pontos pela análise curricular dos aprovados, considerando experiência profissional e qualificações em Mediação e Conciliação obtidas após a graduação.
O certame visa formar cadastro reserva para mediadores do Nupemec, com possibilidade de atuação nos polos de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares e São Luís do Quitunde. Os convocados atuarão nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) por dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. A remuneração será de R$ 2.824 para carga horária de 30 horas semanais.
Para mais informações sobre a seleção, acesse o edital de abertura ou entre em contato pelo e-mail ccsesmal@tjal.jus.br.
Carolina Amancio Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br