A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) divulgou, nesta quarta (15), o resultado definitivo de candidatos aprovados no processo seletivo para contratação de estagiários de Direito do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A relação pode ser conferida aqui.
A divulgação acontece depois de terem sido concluídas as fases de heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (6 de janeiro, na sede da Esmal); perícia médica para candidatos com deficiência, (8 de janeiro, no Setor Médico do TJAL); além do treinamento obrigatório que se deu entre os dias 6 e 10 de janeiro, com aulas on-line e ao vivo pela plataforma Zoom Meeting.
A capacitação teve como objetivo apresentar ao estagiário o ambiente judiciário, bem como suas funções, atividades e ferramentas. Renata Vieira Tenório, assessora de juiz do TJAL, conduziu as aulas.
Foram abordados no curso aspectos gerais de uma unidade judicial, seu funcionamento e sistemas respectivos, além da introdução dos cursistas ao Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, o SAJ, sistema de prioridades, gestão de tempo e trabalho.
Os aprovados compõem cadastro reserva de estagiários para atuação no Poder Judiciário de Alagoas e serão chamados a exercer suas funções conforme a necessidade do Tribunal. O estágio oferece carga horária mínima de 24 horas semanais, podendo ser realizado no período matutino ou vespertino, com duração de 12 meses e possibilidade de prorrogação por igual período, a critério do TJAL.
Os convocados receberão uma bolsa correspondente a um salário mínimo mensal, acrescida de auxílio-transporte. A contratação será efetivada mediante comprovação, no ato da admissão, de que o candidato aprovado está regularmente matriculado a partir do 3º ano ou 5º período do curso de Direito, e cursando, no máximo, o 4º ano ou 8º período.
Filipe Norberto Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br