A Escola Superior da Magistratura (Esmal) tem se consolidado como referência na formação de profissionais do Direito em Alagoas, ao oferecer cursos voltados não apenas para magistrados e servidores, mas também para o público externo. Entre as capacitações promovidas pela instituição, destacam-se o Curso de Formação de Assessores Judiciais e o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu e Residência Jurídica.
Em 2024, foram abertas duas turmas do Curso de Formação de Assessores Judiciais. A primeira, iniciada em março e finalizada em agosto, contou com 53 alunos concluintes. A segunda turma, iniciada em agosto e concluída em dezembro, tem 41 formandos. O curso é destinado a estudantes de Direito a partir do oitavo período e a bacharéis, com o objetivo de capacitá-los para atuar como assessores judiciais de juízes e desembargadores.
Entre os temas abordados estão técnicas de elaboração de decisões, gerenciamento de processos, normas internas do Tribunal de Justiça e o uso do sistema SAJ.
Os interessados em uma formação ainda mais completa tiveram a oportunidade de participar, desde setembro de 2022, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu e Residência Jurídica, finalizado em março de 2024. Com uma carga horária de 480 horas-aula, o curso formou 41 pós-graduados, capacitando-os também para concursos da Magistratura Estadual. Além disso, os participantes realizaram a Residência Jurídica por dois anos, sob supervisão de magistrados de primeiro grau, o que garantiu o aprofundamento prático e teórico na área.
Filipe Norberto Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br