A Biblioteca do Poder Judiciário de Alagoas registrou, de janeiro a dezembro de 2024, um aumento de 40% no empréstimo das obras jurídicas e literárias que compõem o seu acervo. Durante o período, servidores, juízes, estagiários e demais funcionários do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) tomaram 1.100 títulos emprestados. O número representa um salto importante em comparação ao ano de 2023, quando 786 livros foram emprestados.
Para facilitar o acesso dos usuários às obras, o serviço de delivery disponibilizado pela Biblioteca realizou 200 entregas, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, quando 160 entregas foram feitas.
Plataformas Digitais de Informação Jurídica
Ao longo de 2024, a Biblioteca manteve e gerenciou os contratos de assinatura de três plataformas de informação jurídica, que compõem o seu acervo digital. Estas ferramentas, somadas, tiveram 56.935 acessos:
A Biblioteca Digital Fórum de Conhecimento Jurídico teve quase 5 mil acessos; a Revista dos Tribunais Online, que abrange periódicos online, jurisprudência, legislação comentada, doutrinas essenciais, pareceres/soluções práticas e notícias, alcançou cerca de 4 mil acessos; e a RT Proview, que é composta por cerca de 1.200 e-books da Editora RT e Fiscosoft, contou com aproximadamente 48 mil acessos.
Atualização do acervo físico
A fim de manter o acervo da biblioteca útil, atrativo e atualizado foram adquiridas cerca de 200 novas obras, entre livros jurídicos e literários, em 2024, tendo como base as solicitações dos usuários e as necessidades de atualização do acervo.Arte: Carolina Amancio (Ascom/Esmal
Mais destaques de 2024
- III Sarau UniVersos Delas: Evocando Liberdade: Realizado em março, em alusão ao Dia da Mulher e ao Dia da Poesia, em parceria com o Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM), no Café Literário da Esmal. Durante a terceira edição do Sarau de música e poesia houve apresentação musical com a cantora Fernanda Guimarães e declamação de poesias escritas por mulheres, selecionadas pela equipe da Biblioteca.
- Clube do Livro Direito e Literatura: Em 2024 o Clube do Livro Direito e Literatura seguiu ativo, consolidando-se como um espaço de desenvolvimento humano e ampliação de repertório. No decorrer deste ano, nove livros foram lidos e debatidos, alcançando a marca de 57 obras lidas desde o início das atividades do Clube de Leitura. No mês de abril o Clube passou a integrar o Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário.
- Aniversário do Clube do Livro e Encontro com o escritor Stênio Gardel: O Clube do Livro Direito e Literatura comemorou o seu 5º aniversário no mês de agosto. A celebração reuniu membros atuais e ex-participantes do Clube, e contou com a presença especial do escritor Stênio Gardel, que dialogou sobre sua obra A palavra que resta, vencedora do prêmio National Book Awards, uma das maiores premiações norte-americanas de literatura.
- Semana do Livro e da Biblioteca : Realizada de 21 a 25 de outubro, teve como tema Ancestralidade e Sustentabilidade. O evento promoveu reflexões sobre a preservação da memória e inovações para o futuro, com debates, literatura e exposições, como Sustentabilidade, etnias e alvarás, no TJAL. Houve palestra sobre Ailton Krenak, mediada pelo professor Fábio Monteiro, e uma Feira de Troca de Livros. Também foi realizada uma campanha no Instagram do Tribunal com sugestões de leitura transformadoras feitas por servidores e colaboradores.
- Bibliografia de Letramento Racial: Iniciativa da Biblioteca e da Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL, a publicação, única do país produzida por um Tribunal, foi elaborada pela diretora da Biblioteca, Mirian Alves. O documento apresenta fontes de informação em formatos variados, que abordam os principais temas relacionados ao letramento racial. Todas as obras da bibliografia constam no acervo da Biblioteca do Poder Judiciário de Alagoas, o que demonstra o seu compromisso com a formação de um acervo diverso e inclusivo.
- Apoio no planejamento e execução do VIII ENPEJUD: Sobrecarga no Direito e excesso de demandas no Judiciário: o problema ético e as dificuldades com a resolução de conflitos no Brasil causas e alternativas: Recebimento dos artigos, distribuição para avaliação, comunicação com autores e avaliadores, emissão de certificados e publicação de livro digital com os artigos apresentados durante o evento.
- Revista da Esmal: Em 2024 foi publicada a 9ª edição da Revista da Esmal, adotando o modelo de publicação em fluxo contínuo, no qual as produções aprovadas são imediatamente publicadas.
Filipe Norberto- Ascom/Esmal