Intrajus Webmail
            
Início
  • Início
  • Institucional
    • Administração
    • As origens da Esmal
    • Galeria dos Ex-diretores
    • Organização
    • Fale Conosco
  • Coordenações
    • Coordenação de Geral de Cursos
    • Coordenação Pedagógica
    • Coordenação de Cursos para Magistrados
    • Coordenação de Cursos para Servidores
    • Coordenação de Pesquisas
    • Coordenação de Projetos Especiais
  • Notícias
    • Notícias
    • Atualize-se
    • Podcast
    • Vídeos
  • Espaço Físico
  • Cursos e Seleções
    • Cursos para Magistrados
    • Cursos para Servidores/Serventuários
    • Cursos Abertos ao Público
    • Cursos a Distância
    • Concursos e Seleções
    • Seleção para Estágio
  • Serviços
    • Ramais
    • Convênios
    • Credenciamento de Professores
  • Transparência
  • Banco de Sentenças
  • Biblioteca
Notícia
Esmal - 16/12/2024 - 09:12:36 -
13 novos juízes concluem curso de formação inicial e reforçam atuação do TJAL
Esmal capacitou magistrados para assumirem comarcas em Alagoas com quase 500 horas de aulas teóricas e práticas

A formação teve início no mês de agosto e está alinhada às diretrizes pedagógicas da Enfam. A formação teve início no mês de agosto e está alinhada às diretrizes pedagógicas da Enfam. Carolina Amancio (Ascom/Esmal)

Com 496 horas de aulas, as atividades pedagógicas da formação inicial obrigatória para os novos magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) foram finalizadas nesta segunda-feira (16). No modelo inovador, os 13 juízes participantes conciliaram, por quase cinco meses, as aulas presenciais na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) com as atividades práticas em suas comarcas.

A solenidade de encerramento ocorreu na sede da Esmal, organizadora da formação, e reuniu o presidente do TJAL, Fernando Tourinho, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, coordenadores da Esmal e outras autoridades do Judiciário.

“Com mais 13 magistrados chegando, o ganho para a sociedade alagoana será gigantesco. Eles se prepararam durante esse período e agora estarão 100% dedicados às suas respectivas comarcas. Foi um curso cansativo, mas valeu a pena. Agora o nosso foco é continuar oferecendo o melhor serviço aos jurisdicionados de Alagoas”, destacou o presidente.

Já o ministro Humberto Martins ressaltou a confiança no trabalho dos novos juízes. “Temos certeza de que eles estão preparados para distribuir justiça com qualidade e imparcialidade. O Poder Judiciário segue de mãos dadas com a cidadania pelo fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, disse.

Dedicação e resultados

Os magistrados recém-formados destacaram a relevância do curso para o início de suas carreiras. A juíza Isys Gabriela Leite Martins Dantas, que assumiu a Comarca de Taquarana, enfatizou o impacto do curso em sua formação e a importância do apoio do TJAL.


"Foco é continuar oferecendo o melhor serviço aos jurisdicionados de Alagoas", disse o presidente Fernando Tourinho.


“Conciliar o sonho de ser magistrada com a maternidade foi um desafio, mas estou muito feliz e grata pela ousadia do Tribunal em nos nomear. Isso reflete o compromisso com a sociedade alagoana, que necessita de uma Justiça célere e efetiva”, declarou a juíza.

Abrangendo temas como ética, gestão processual e relações interpessoais no Judiciário, a formação contou com módulos práticos e visitas institucionais a órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública, permitindo maior integração com o sistema de Justiça. A formação teve início no mês de agosto e está alinhada às diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Para o juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, coordenador-geral de cursos da Esmal, o modelo híbrido foi um diferencial importante. “O curso se desenvolveu de maneira muito sólida. Enquanto recebiam aulas, inclusive em matérias propedêuticas, os magistrados também atuavam em suas unidades com despachos e sentenças. O curso atendeu plenamente seu principal objetivo, que é preparar o indivíduo para a magistratura, uma profissão com características peculiares”, afirmou.

Mesa de honra

Além do presidente Fernando Tourinho e do ministro do STJ Humberto Martins, integraram a mesa de honra da solenidade o corregedor-geral do TJAL, desembargador Domingos de Araújo Lima Neto; o desembargador Ivan Vasconcelos Brito Júnior; o juiz convocado Alberto Jorge Correia de Barros Lima; o coordenador de cursos para magistrados, André Parízio; e o presidente da Associação dos Magistrados Alagoanos (Almagis), Hélio Pinheiro.

Carolina Amancio - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.


Acesse














Comunicação
Divulgação




Institucional
Administração
As Origens da ESMAL
Galeria dos Ex-diretores


Organização
Constituição do Estado de Alagoas
Código de Organização Judiciária
Regimento Interno
Legislação/Atos Administrativos
Organograma


Coordenações
Coordenação Geral de Cursos
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Cursos para Magistrados
Coordenação de Cursos para Servidores
Coordenação de Pesquisas
Coordenação de Projetos Especiais


Notícias
Notícias
Podcast
Vídeos


Espaço Físico


Cursos e Seleções
Cursos para Magistrados
Cursos para Servidores/Serventuários
Cursos Abertos ao Público
Cursos para Estagiários


Transparência


Serviços
Ramais
Convênios
Credenciamento de Professores


Banco de Sentenças


Biblioteca





ESMAL - Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado 1061, Farol, CEP 57.051-160, Maceió -Alagoas - Brasil.
Fone: (0**82) 2126-5399. CPNJ 08.771.179/0001-92.